ESPÍRITO SANTO

 

×

Remédios para doenças neurológicas serão oferecidos de graça pelo SUS no ES

Medicamento poderá ser distribuído nos próximos 90 dias no ES.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
24/11/2023 - 13h00 - Atualizado em 24/11/2023 - 13h00

Medicamento poderá ser distribuído nos próximos 90 dias no ES - Foto: Reprodução/Internet

Até fevereiro de 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo vai oferecer gratuitamente remédios à base de canabidiol, usado no tratamento de doenças neurológicas como esclerose múltipla, Parkinson e Alzheimer.


Continue lendo após a publicidade



A lei Estadual 11.968/2023 que garante a distribuição gratuita foi publicada no Diário Oficial do Legislativo na última sexta-feira (17).

Segundo o autor do Projeto de Lei 77/2023, Bispo Alves, O remédio é eficaz para o tratamento de mais de 25 doenças crônicas. Esse uso é aprovado pela Anvisa.

Para ter acesso ao medicamento será necessário prescrição médica, de acordo com a norma do texto da lei. Além disso, será distribuído apenas pela rede pública e pelas instituições privadas de saúde conveniadas ao SUS.

Uso do canabidiol

De acordo com Remederi, farmacêutica brasileira que promove o acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal, o potencial terapêutico da substância para o controle de sintomas decorrentes do Alzheimer é amplo, e envolve desde a melhora da qualidade do sono até a redução da agressividade e agitação dos pacientes, passando pela melhora da cognição, dos transtornos de humor como ansiedade e depressão, entre outros benefícios.

A cannabis medicinal é uma alternativa para pacientes com Alzheimer desde 2015 no Brasil, quando os primeiros produtos à base da planta foram autorizados pela Anvisa a entrar no país. Desde então, a procura pelo medicamento só aumenta, graças aos seus efeitos positivos no tratamento da doença e dos seus sintomas.



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

PUBLICIDADE

DESTAQUES


MAIS NOTÍCIAS









PUBLICIDADE


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações