☰
|
TURISMO |
|
A cidade de São José do Calçado entre Montanhas e Flores a 233 km da capital Vitória, tem belas paisagens naturais que proporcionam aventuras. Se dizer que andar pelas ruas da cidade é como se tudo tivesse parado no tempo e você estivesse vivendo aquele exato momento.
Continue lendo após a publicidade |
Localizada em um ponto mais alto da cidade, a Igreja Matriz, tem 120 anos e em seu interior a pintura no teto impressiona.
História e Cultura
Conta a tradição que o nome São José do Calçado veio do fato de terem adquirido na Corte, com o sacrifício de uma viagem penosa e prolongada, uma pequena imagem do santo de sua devoção, tendo em seus sagrados pés umas pequenas sandálias que vieram causar espanto ao princípio de devoção daqueles espíritos dóceis, que só podiam compreender um santo descalço. Venerando a imagem como a representação do Pai Adotivo do Criador, aceitaram-na contritos.
Continue lendo após a publicidade |
Com a abertura de novos núcleos e colonização que os proprietários vizinhos mandavam abrir pelos seus escravos, remetidos sob o jugo de feitores perversos das longínquas terras onde moravam e erigidas outras tantas capelas rústicas, distinguia-se a primeira delas com o nome São José do Calçado, como característica principal, daí perpetuando-se essa tradição que se corporizou, transformando-se em São José do Calçado, seu nome atual.
Na cidade ainda é possível passear pelas ruinas Usina São José que foi erguida para ser uma usina de açúcar e gerar centenas de empregos no governo de Getúlio Vargas.
Além dos atrativos históricos, a beleza natural também proporciona lazer e aventura como a Pedra do Pontão com seus 1.245 m de altitude em Alto calçado é referência para os praticantes do esporte, que se encantam com as belezas de Minas, Rio e Espírito Santo, transformando o voo num encontro perfeito com a natureza.
Desfile de carros de boi
Uma tradição que atrai carreiros de toda a região, faz a cidade parar para ver o desfile de carros de boi, que acontece sempre no feriado de 7 de setembro. O evento que foi criado em 2001 por Mauricio de Almeida Valim, a cada edição arrasta milhares de pessoas.
O evento é tão especial que até casamento já foi realizado, em 2009, Paulo César Faria e Nilda Faria se casaram no estilo country, com chapéu, espora e alianças.
Neste ano a programação terá rodeio e muitos shows entre os dias 7 a 9 de setembro.
Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1 |