MÚSICA

 

×

FESTIVAL DE SANFONA E VIOLA 2023

Festival de Sanfona e Viola de São Pedro vira patrimônio cultural imaterial do ES

Lei valoriza o evento realizado anualmente no mês de julho no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana.

Da Rede M1 - por ALES
27/07/2023 - 0h24 - Atualizado em 27/07/2023 - 0h24

Festival de Sanfona e Viola de São Pedro vira patrimônio cultural imaterial do ES - Foto: Arquivo/Rede M1

O Festival de Inverno de Sanfona e Viola do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana ganhou o status de patrimônio cultural imaterial do Estado. A medida consta na Lei 11.873, publicada no Diário Oficial do Espírito Santo (DIOES) desta quarta-feira (26), juntamente com outras duas novas legislações oriundas de proposições apresentadas pelos deputados estaduais. As outras normas tratam de temas como turismo e exaltação da conquista do voto feminino. Todas foram sancionadas pelo governador Renato Casagrande (PSB) e já estão em vigor.


Continue lendo após a publicidade



A lei que valoriza o evento realizado anualmente no mês de julho no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, localizado no município de Mimoso do Sul, é originária do Projeto de Lei (PL) 215/2022, do deputado Dr. Bruno Resende (União).

O festival recebe artistas e turistas oriundos de diversas partes do País. A organização é de responsabilidade da Associação dos Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana. "O evento é reconhecido nacionalmente e sempre atrai grande público, recebendo turistas e moradores e incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local", destaca Dr. Bruno.

Conforme informações do site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), “os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”. Patrimônio imaterial é transmitido por gerações, reforçando a identidade e atuando na promoção do respeito, da criatividade e da diversidade cultural.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações