EDUCAÇÃO

 

×

Programa de intercâmbio irá levar 150 alunos do ES para o exterior

Os alunos que estudam espanhol irão para o Chile, já os que estudam inglês para Estados Unidos e Canadá.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
26/07/2023 - 11h55 - Atualizado em 26/07/2023 - 11h55

Estudantes são selecionados para intercâmbio no exterior - Foto: Divulgação/Sedu

Estudantes da rede estadual do Espírito Santo irão estudar três meses no exterior através do Programa de Intercâmbio Estudantil, da Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Ao todo, 150 alunos intercambistas foram selecionados e conheceram os países de destino, nesta quarta-feira (26). Os que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) irão para o Chile. Já os que estudam inglês, irão aprimorar o aprendizado do idioma nos Estados Unidos ou Canadá.


Continue lendo após a publicidade



Neste ano, a Sedu ofertou 150 bolsas de intercâmbio. O programa busca proporcionar aos estudantes a vivência em uma nova cultura ampliando, assim, a visão de mundo. Além disso, o programa visa desenvolver a fluência nas línguas inglesa ou espanhola, aprimorando as habilidades de compreensão, produção oral e escrita por meio de uma imersão direta na língua estrangeira.

O estudante Luiz Felype da Silva Nascimento, de Vila Velha, foi um dos selecionados. “Sempre tive facilidade em aprender a língua inglesa. Quando fiquei sabendo sobre os Centros Estaduais de Idiomas, me inscrevi e comecei a estudar. Foi nesse espaço que aprendemos juntos. Viver essa experiência de conhecer outro país era a minha meta. Com muita persistência, fiquei em quinto lugar e conquistei esse espaço para o programa de intercâmbio. Quero fazer minha família, minha escola e meu estado se orgulharem de mim”, disse.

Os intercambistas ficarão hospedados em casas de famílias, cuidadosamente selecionadas, conhecidas como host family, que estão preparadas para receber grupos de alunos a partir do nível básico. As acomodações são escolhidas de forma a proporcionar segurança e fácil acesso às escolas, estando localizadas a até 40 minutos de distância das mesmas por meio de transporte público.

Aisha Santana, que foi uma das primeiras intercambistas do programa, e hoje atua como professora de Língua Inglesa, no Colégio Estadual, em Vitória, disse que conheceu o mundo através da educação.

“O motivo que me trouxe aqui foi eu ter sido uma das primeiras alunas a participarem do Programa de Intercâmbio da Sedu. Um dos meus sonhos era conhecer o mundo e eu conquistei por meio desse programa. Me proporcionou experiências que eu nunca poderia imaginar. Vocês vão se tornar responsáveis por vocês mesmos, independentes e imaginarem o futuro de vocês. O idioma mudou minha trajetória na educação. Uma boa viagem e uma linda jornada”, relatou Aisha, emocionada.


Programa de Intercâmbio Estudantil

O Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu 2023 teve como premissa atender aos objetivos estratégicos da Rede Pública Estadual de Ensino, com especial enfoque na equidade racial e na redução das desigualdades. Para garantir esse cumprimento, o Edital Nº 17/2023 adotou critérios sociais que abrangiam a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (PPI), bem como a atribuição de pontuação extra para beneficiários do programa Bolsa Família e residentes em bairros atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida. Essas medidas têm como objetivo assegurar uma participação mais igualitária no programa, promovendo a inclusão e valorizando a diversidade em todas as etapas do processo seletivo.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações