☰
|
AGRO |
|
A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), anunciou que investiga pessoas que tiveram contato com aves contaminadas, em três delas foram confirmadas gripe aviária de alta patogenicidade.
Continue lendo após a publicidade |
Um dos pacientes exposto no Parque Fazendinha de Vitória, apresentou sintomas gripais leves e está em isolamento, sendo monitorado pelo município.
As investigações são em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Cariacica e Marataízes.
A Fiocruz é o laboratório de referência para área de abrangência nacional que engloba o Lacen-ES, uma vez que as amostras deverão ser manipuladas em áreas de biossegurança NB-3. Ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados dessas análises.
A Sesa esclarece que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, declarou “estado de alerta”, a fim de aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial.
Fávaro foi às suas redes sociais para garantir que o assunto será tratado com “a maior transparência e eficiência”.
A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres.