×

Banana diminui o apetite, ajuda a reduzir a pressão arterial e regula o intestino

A fruta pode ser consumida crua ou cozida, inteira ou amassada e utilizada na preparação de pratos doces ou em saladas.

Da Rede M1 - por Tua Saúde
13/07/2021 08h05 Atualizado em 13/07/2021 08h05

A rinite alérgica provoca o surgimento de sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz – Foto: Reprodução/Internet

A rinite alérgica é uma condição genética, passada dos pais para os filhos, em que a mucosa do nariz é mais sensível e se inflama ao entrar em contato com algumas substâncias, causando uma reação alérgica que provoca o surgimento de sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz.



Continue lendo após a publicidade


Geralmente, a crise de rinite alérgica acontece após a pessoa entrar em contato com substâncias alérgenas como poeira, pelo de cão, pólen ou algumas plantas, por exemplo, e pode ser mais frequente durante a primavera ou no outono.

A rinite alérgica não tem cura e por isso o tratamento inclui mudança de hábitos como evitar o contato com as substâncias que provocam o surgimento dos sintomas, nos casos mais leves, e uso de remédios anti-histamínicos para quem tem crises recorrentes.

Principais sintomas

Os principais sintomas da rinite alérgica incluem:


  • Coceira no nariz, olhos e boca;

  • Olhos e nariz avermelhados;

  • Cansaço excessivo;

  • Dor de cabeça;

  • Olhos inchados;

  • Tosse seca;

  • Espirros;

  • Coriza.

Quando estes sintomas surgem é importante consultar um clínico geral ou alergologista para iniciar o tratamento adequado de acordo com o agente alérgeno que causa os sintomas, para evitar complicações como otite, problemas de sono ou desenvolvimento de sinusite crônica. Entenda quais as causas da rinite alérgica.

O tratamento da rinite alérgica deve ser orientado por um clínico geral ou alergologista – Foto: Reprodução/Internet

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da rinite alérgica é feito por meio do relato do paciente para o clínico geral, que o orientará para o tratamento adequado.

No entanto, nos casos graves, ou seja, quando a reação alérgica atrapalha a vida da pessoa, com longas crises de espirros que podem gerar dor de cabeça recorrente ou fraqueza, por exemplo, o clínico geral poderá encaminhar o caso para um alergologista, médico especialista em alergias, que por meio de exames laboratoriais, identificará qual as substâncias responsáveis por causar a rinite alérgica.

Um dos exames que pode ser feito é o teste cutâneo de leitura imediata, em que a pessoa é exposta a pequenas quantidades de substâncias alérgicas na pele, podendo ser no braço ou costas, que ficaram vermelhos e irritados se aquela for uma das substâncias que causam irritação.

Outro exame que pode ser feito é o teste de radioalergosorbente (RAST), um tipo de exame de sangue que mede a quantidade de anticorpos chamados de IgE, que estão altos quando a pessoa tem a reação alérgica.

Como é feito o tratamento

O tratamento da rinite alérgica deve ser orientado por um clínico geral ou alergologista, e normalmente, é feito com o afastamento das substâncias alérgicas nos casos leves e moderados. Já nos casos mais graves, pode ser necessário o uso de remédios anti-histamínicos, como desloratadina ou cetirizina, para diminuir a alergia e reduzir os sintomas da rinite.

Opção de tratamento natural

A rinite alérgica, nas horas de crise, quando os sintomas são mais fortes, pode ser aliviada por remédios caseiros, como a lavagem nasal com soro fisiológico ou com 300 ml de água mineral e 1 colher (chá) de sal. Para isso, basta inspirar um pouco desta mistura, fazer uma pequena massagem no nariz e depois cuspir tudo.

Além disso, inspirar o vapor do chá de eucalipto antes de dormir, também pode evitar o aparecimento dos sintomas no dia seguinte.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações