Rede M1

O portal de notícias do Sul Capixaba

Saúde

 
 
   


 

Síndrome pós-COVID 19: o que é, sintomas e o que fazer?

A síndrome é uma possível sequela da COVID-19.



 

 
 


Da Rede M1 - por Tua Saúde
 



Norway
Alguns dos sintomas que parecem continuar depois da infecção – Foto: Reprodução


A síndrome pós-Covid-19 é uma complicação decorrente da infecção pelo novo coronavírus. Considerada como uma condição inflamatória difusa e multissistêmica, ela está associada a problemas no sistema nervoso central e musculo-esquelético.


Continue lendo após a publicidade


Embora a síndrome pós-COVID 19 esteja sendo relatada mais frequentemente nos casos de pessoas que apresentaram a forma grave da infecção, também parece acontecer nos casos leves e moderados, especialmente em pessoas com pressão alta, obesidade ou com histórico de transtorno psicológicos.

Alguns dos sintomas que parecem continuar depois da infecção, e que estão caracterizando a síndrome pós-COVID 19, são:

  • Cansaço excessivo;

  • Tosse;

  • Nariz entupido;

  • Sensação de falta de ar;

  • Perda do paladar ou cheiro;

  • Dor de cabeça e muscular;

  • Diarreia e dor abdominal;

  • Confusão.


Os sintomas da síndrome pós-Covid-19 são persistentes, chegando a durar vários meses, mesmo após a recuperação da Covid-19.

E o quadro pode ser bastante incapacitante. Devido ao cansaço extremo, o paciente pode ter sua rotina prejudicada, impactando as atividades diárias, bem como sua vida no trabalho.

Além disso, o diagnóstico da síndrome pós-Covid-19 não é tão simples, pois é preciso diferenciá-la de outros quadros clínicos, como depressão, sequela pulmonar, anemia e neuropatias, que apresentam sintomas semelhantes.

O que fazer para tratar a síndrome?

De acordo com a OMS, pessoas com sintomas persistentes de COVID-19, e que já se encontram em casa, devem fazer um monitoramento regular dos níveis de oxigênio no sangue, utilizando um oxímetro de pulso. Esses valores devem ser relatados ao médico responsável por fazer o seguimento do caso.

Já nos pacientes que ainda se encontram internados, a OMS aconselha o uso de uma dose baixa de anticoagulantes, assim como o correto posicionamento do paciente, para evitar a formação de coágulos e tentar controlar os sintomas.

Por isso, é crucial continuar seguindo as medidas de segurança e os cuidados sanitários contra a Covid-19. Assim, podemos amenizar possíveis complicações ou problemas mais graves.




Veja Também




  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1  


Link patrocinado



 
Norway