×

Coronavírus

Secretaria de Saúde de Mimoso nega irregularidades em armazenamento de vacinas contra covid-19 apontadas pelo TCE-ES

Segundo o Secretário de Saúde no município, Eliédson Morini, as informações foram enviadas a corte por duas vezes.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
31/05/2021 12h33 Atualizado em 31/05/2021 13h05

Secretaria de Saúde de Mimoso do Sul – Foto: Reprodução/Google

A Secretaria Municipal de Saúde de Mimoso do Sul, no Sul do ES, negou irregularidades no armazenamento das vacinas contra a covid-19 e a não apresentação de documentos ao TCE-ES.


Continue lendo após a publicidade



Segundo o Secretário de Saúde no município, Eliédson Morini, as informações foram enviadas ao Tribunal de Contas por duas vezes.

“Todas as informações foram devidamente encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo por duas vezes”, afirmou Morini.


A reportagem da Rede M1 teve acesso aos documentos, veja na íntegra.

"A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Mimoso do Sul - ES, em cumprimento a respeitável Decisão Monocrática TC nº 230/2021-1 e a Decisão Monocrática TC nº 355/2021-3, proferidas no bojo dos autos do processo TC nº 393/2021, deflagrou procedimento licitatório objetivando a aquisição de câmara de refrigeração vertical para armazenamento e conservação de vacinas, conforme processo administrativo nº 1564/2021 do Município de Mimoso do Sul – ES.

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Mimoso do Sul – ES formalizou o contrato FMS nº 014/2021, em virtude da Dispensa de Licitação nº 022/2021, tendo logrado vencedora a Empresa Elber Indústria de Refrigeração Ltda, sendo expedida, inclusive, a Autorização de Fornecimento FMS nº 042/2021 que viabiliza a entrega do produto adquirido".


Ainda segundo Morini, a Prefeitura irá se pronunciar nos seus canais oficiais.

A reportagem também procurou o Tribunal de contas do Estado, que em informou que município de Mimoso do Sul deu entrada em dois protocolos nos dias 17/05 e 19/05, depois da decisão do relator.

Entenda o caso

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) publicou na última sexta-feira (28) que Mimoso do Sul, estava entre os municípios multados por não atenderem as determinações da corte para adequar sua rede de frios para o armazenamento de vacinas, com a utilização de câmaras refrigeradas.

A adequação foi ordenada após a equipe técnica da Corte ter fiscalizado, in loco, as salas de vacinação de todos os 78 municípios do Estado, e detectado irregularidades. No dia 26 de março, como medida cautelar, foi feita a determinação para que os municípios adquirissem câmaras refrigeradas e deixassem de utilizar geladeiras domésticas para armazenar vacinas, com um prazo de 20 dias para cumprimento.

Um novo relatório foi produzido para verificar como estava o cumprimento das medidas. Em decisão monocrática do relator, conselheiro Domingos Taufner, do último dia 14, foi demonstrado que somente 6 dos 24 municípios notificados já haviam concluído o processo de compra das câmaras refrigeradas.

Com isso foram multados os secretários dos municípios de Apiacá, Conceição da Barra, Marechal Floriano, Mimoso do Sul e Rio Bananal foram multados por não apresentarem documentos ao TCE-ES para demonstrar que estariam tomando alguma providência para a adequação. Também foi multado o secretário de Saúde de Ibitirama, que não adotou providências administrativas para dar utilidade às câmaras de refrigeração que se encontram paralisadas. A decisão da aplicação de multa foi tomada na sessão virtual do Pleno na quinta-feira (28), conforme o Processo TC 393/2021.

Outras cidades atenderam parcialmente as determinações, ou ainda estavam em processo de compra, mas a situação mais grave foi a dos 6 municípios que não apresentaram documentação.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações