AGRO

 

×

Produtor de gado, Joaquim Gamboa é destaque no agronegócio brasileiro

O produtor de gado, especializado em genética, conta sobre seu otimismo em relação ao agronegócio brasileiro e a paixão que o acompanha desde os 2 anos.

Da Rede M1 - por G1
29/03/2021 09h49 Atualizado em 29/03/2021 09h49

A alegria e a felicidade do fazendeiro capixaba são contagiantes – Foto: Reprodução/ G1

Joaquim Paiva Gonçalves Gamboa gosta de ser chamado pelo seu último sobrenome, Gamboa. Aliás, é assim que ele é conhecido na cidade de Mimoso do Sul, onde fica uma de suas propriedades, a Fazenda Cruzeiro do Sul. A alegria e a felicidade do fazendeiro capixaba são contagiantes e é quase impossível não rir ao trocar 5 minutos de conversa com ele. Todo esse bom-humor também é percebido no tratar dos animais da fazenda, já que, ele conversa com os bichos e até cria apelidos carinhosos para as vacas, de acordo com a cor de cada uma.


Continue lendo após a publicidade



A satisfação com a profissão de hoje vem desde cedo. Gamboa nasceu na Fazenda Cruzeiro do Sul, que era de seu pai, e desde os 2 anos já andava pela propriedade de mãos dadas com ele. Tanto que, aos 3 anos, sofreu um acidente andando a cavalo e quebrou o braço em três lugares. Nascido e criado no meio da fazenda, vendo o trabalho do avô, um dos maiores cafeicultores do Brasil, e do pai, que era um grande apaixonado pela pecuária, Gamboa, que nunca deixou de lado seu encanto pelo agronegócio, abandonou a ideia do vestibular – no qual foi reprovado por duas vezes – para viver a sua verdadeira paixão.

“Eu falei com meu pai: “Oh, você está rasgando dinheiro comigo, deixa eu voltar para roça que eu quero trabalhar lá e ver se eu consigo vencer minha vida por ali, porque é a minha paixão.” E acabou que deu certo, eu não tenho nada a reclamar. Vou voltar a falar: o importante da vida é ser feliz e eu sou feliz!”


Com muito orgulho, Gamboa conta que preservou o patrimônio da família, uma vez que a fazenda foi herança de seu pai. Já ele, não sabe ainda se as quatro filhas ou os cinco netos darão continuidade em seu trabalho. Ele deixa todos livres para que cada um possa escolher a sua profissão.

Nas fazendas, Gamboa aposta muito na tecnologia, por isso, é especializado em genética animal – Foto: Reprodução/ G1

Gamboa toma conta de quatro propriedades em Mimoso do Sul e outras cidades nos arredores, que somadas, representam quase 1.300 hectares de terra. Nas fazendas, ele aposta muito na tecnologia, por isso, é especializado em genética animal, principalmente nas técnicas de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e FIV (Fertilização in Vitro) de bovinos. Outra preocupação do pecuarista é o meio ambiente. Segundo ele, a Fazenda Cruzeiro do Sul tem mais de 20% da exigência ambiental em Preservação Florestal. Ele também cita que gosta de dar este tipo de exemplo para as novas gerações.


Continue lendo após a publicidade



O otimismo de Gamboa também se estende ao agronegócio. Mesmo em um momento em que a economia mundial está receosa, ele não deixa se abater. Também destaca o orgulho que tem por saber que, com o setor agro, o Brasil está atendendo outros grandes países, como a China, por meio da exportação.

“Nunca estive tão otimista, como estou agora. Eu acho que chegou o momento do agronegócio. O mundo precisa do agronegócio brasileiro. Deus foi bom para o Brasil pra danar! Deu água, deu terra, deu gente e deu gente capaz. O Brasil vestiu essa camisa e, nos últimos anos, tanta coisa vem dando prejuízo e quem tirou a gente do buraco? É o agronegócio. Por isso, eu acredito nele.”


É fato que Gamboa jamais deixará de acreditar no setor pelo qual ele é apaixonado e que proporcionou todo o sustento de sua família, além do estudo de suas filhas e a educação dos netos.

“Então, essa vivência do dia a dia com todos esses animais é que fez a minha paixão pela terra. Se você perguntar para mim assim: “Quer vender isso aqui? Eu te pago o dobro do que vale.” Você vai falar assim: “Esse cara é meio bobão”, mas eu não quero, porque eu tenho isso aqui no meu coração, é um bem familiar, um bem que deu certo e a minha família toda é feliz em função desse bem.”


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado

 
 

Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações