Rede M1

O portal de notícias do Sul Capixaba

Educação

 
 
   


 

Governo do ES anuncia retorno das aulas presenciais para dia 13 de outubro

O retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais será em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas.




 

Redação da Rede M1 - (28) 99992-0545


Da Rede M1 - por Rômulo Muri
 





Norway

O retorno às aulas presenciais das escolas públicas será em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas - Foto: Reprodução




Depois de seis meses fechadas em função da pandemia do coronavírus, alunos e professores devem retornar as salas de aulas a partir do dia 13 de outubro. O retorno foi anunciado em por meio de videoconferência pelo governador do Estado, Renato Casagrande, após reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública nesta sexta-feira (25).

Continue lendo após a publicidade

A retomada será para Educação Básica nas redes de ensino Estadual, municipais e, também, privada em municípios classificados como Risco Baixo de transmissão do novo Coronavírus (Covid-19). Para a rede privada, serão retiradas as restrições facultando o retorno de atividades presenciais a partir do dia 05 de outubro, respeitando as medidas de segurança e prevenção, conforme protocolos de segurança.

Quanto à Educação Infantil, o retorno será permitido desde que com atendimento individual ou em pequenos grupos, dentro do que estabelecerá o protocolo sanitário para esta etapa de ensino que será publicado no Diário Oficial do Estado na próxima semana.

As escolas da Rede Estadual vão continuar oferecendo as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). O retorno às aulas nas escolas públicas estaduais vai respeitar um revezamento, com intervalo de quinze dias entre uma etapa e outra, após a data de retorno de cada etapa, começando pelas turmas do Ensino Médio, seguido pelo Fundamental II e, por último, Fundamental I. O Programa EscoLAR seguirá complementando as aulas presenciais e preenchendo o tempo da semana em que não terá aula presencial, com aulas remotas.

Todos os profissionais da Educação que integram a Rede Pública Estadual serão testados, antes de voltarem às atividades em sala de aula, por meio do inquérito sorológico com a coleta de amostras da comunidade escolar capixaba e, do Censo Sorológico, quando serão convidados todos os trabalhadores da Rede Estadual de Educação para trazer um mapeamento de 100% dos profissionais.

Retomada das aulas e Consulta Pública
Outra medida tomada pelo Governo do Estado foi a elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais para a Educação Básica nas escolas da Rede Estadual. O documento ficou disponível para consulta pública no site da secretaria, de 05 a 14 de setembro, e recebeu sugestões enviadas pela população.

O Plano foi elaborado em diálogo com o Grupo de Trabalho para o Retorno às Aulas, formado por diversas instituições como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Sindicato das Empresas Particulares de Educação (Sinepe), Associação dos Municípios Capixabas (Amunes), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), Ministério Público Estadual (MPES), dentre outros.

O retorno às aulas presenciais das escolas públicas estaduais será em regime de revezamento semanal, gradual e em etapas, no contexto de pandemia da Covid-19, para fins de prevenção e controle da transmissão do novo Coronavírus enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública.

EscoLAR
Desde que a suspensão das aulas foi necessária em março, por medida preventiva ao Covid-19, a Sedu passou a implementar diversas ações para subsidiar o trabalho pedagógico junto aos estudantes da Rede Pública Estadual. Todas as ações foram norteadas pelo Programa EscoLAR, implementado em abril.

As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) oportunizaram os estudos de forma remota, por meio da transmissão de conteúdos em TV aberta, da utilização da plataforma Google Sala de Aula e do aplicativo do programa, cujo acesso contou com o pacote de dados fornecido pelo Governo do Estado. As videoaulas, inicialmente cedidas pelo Governo do Amazonas, passaram a ser gravadas por professores da própria Rede de Ensino, por meio do Programa IdeAção. O conteúdo é exibido em TV aberta e, também, no canal do YouTube da Sedu.

Confira as datas:
05 de outubro
Ensino Privado, Ensino Fundamental I, II
Educação Infantil, protocolo com detalhes será publicado na próxima terça-feira (29)

13 de outubro
Rede Municipal, municípios que quiserem retornar com as atividades, Ensino Fundamental I e II.
Rede Estadual, Ensino Médio.



Veja Também





Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1