×

Coronavírus

Isolamento social: Sem isolamento pacientes podem ficar sem UTI

‘Distanciamento social é fundamental para que o sistema de saúde se organize’, diz Wanderson Oliveira, Secretário de Vigilância em Saúde.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
09/04/2020 14h35- Atualizado em 09/04/2020 - 14h35

Segundo Wanderson, isolamento social ampliado fará o país ter contaminação mais baixa – Foto: Agência Brasil

Segundo o Ministério da Saúde o isolamento social serve para diminuir a disseminação do vírus e a reorganização de leitos em UTI’s. O Secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, afirmou essa semana em entrevista coletiva que em sete dias o Brasil registrou mais de 900 casos do novo covid-19.


Continue lendo após a publicidade



Segundo Wanderson, o isolamento social ampliado fará o país ter o período da curva de contaminação mais baixa do que o distanciamento vertical ou rebanho como foi defendido em outros países europeus que vivem o colapso da doença. Ele afirmou também que sem o isolamento pacientes do coronavírus podem ficar sem leitos nos hospitais. “Nós estamos tratando também de outras doenças respiratórias que precisam de leitos”, afirmou.

“Eu não tenho dúvidas que as medidas de distanciamento social são fundamentais para que o sistema de saúde se organize. Distanciamento social o paciente é o sistema de saúde, não é a pessoa. Eu tenho convicção que estados e municípios estão fazendo todo esforço possível para garantir um quantitativo de leitos e respiradores”, comentou.


O Secretário disse ainda sobre a velocidade dos surgimento de casos e a transmissão comunitária em alguns estados como ES, RJ e SP.

“Nós levamos 17 dias para atingir 100 casos e depois levamos 7 dias para atingir 1.000 casos, novecentos casos a mais, depois 10.000 casos atingimos em 14 dias. Então a velocidade de transmissão muito grande”, explica Oliveira.


ES ainda não tem respiradores

Estado ainda não tem respiradores suficientes para equipar leitos de UTI’s - Foto: Divulgação/Secom

Nesta quarta-feira (08) o governador Renato Casagrande, durante entrevista coletiva, falou que o Espírito Santo ainda não conseguiu respiradores suficientes para equipar os 300 leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) criados para o tratamento de casos graves de coronavírus (Covid-19) no estado.

Ele também falou sobre a criação de um mapa de risco, que vai apontar o número de casos por bairro.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 29 pacientes com coronavírus estão em UTI's, sendo alguns em hospitais particulares.

Aglomerações
No inicio da semana, filas se formaram em frente aos bancos, em Mimoso do Sul, na Região Sul do ES, com idosos considerados do grupo de risco do novo coronavírus.

Moradores quebram isolamento e se aglomeram em fila – Foto: Vc no M1

No município o hospital não possui UTI e isso preocupa a Secretaria Municipal de Saúde que reforça o pedido de isolamento como medida de prevenção. Foram notificados 8 casos suspeitos, mas 7 já foram descartados em Mimoso.

Segundo os especialistas em infectologia entre esses grupos mais vulneráveis e suscetíveis, estão:

  • Idosos
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Quem tem insuficiência renal crônica
  • Quem tem doença respiratória crônica
  • Quem tem doença cardiovascular


Os obesos não estão incluídos entre a população de risco definida pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações