eleições 2020

Simple Menu In HTML Css3Menu.com

   

08/04/2020 23h00- Atualizado em 08/04/2020 - 23h00
 

Pré-candidatos terão que se esforçar para conquistar a confiança do eleitor

A luta para conquistar uma parcela da população que veem os políticos como inimigos deve ser árdua.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 fonte: www.redem1.com.br



A luta para conquistar uma parcela da população que vêem os políticos como inimigos deve ser árdua – Foto: Reprodução

 
Em um cenário imprevisível para as eleições deste ano, os pré-candidatos à prefeito e vereador em Mimoso do Sul, no Sul do ES, precisam romper a barreira da descrença do eleitor. A luta para conquistar uma parcela da população que vêem os políticos como inimigos deve ser árdua.

Continue lendo após a publicidade


Em 2016 foram 784 votos nulos e 325 votos brancos e 1.520 abstenções, números que fizeram diferença na eleição do prefeito eleito.

Nas eleições de 2012, os números de insatisfeitos foram maiores. Na época a disputa ficou apenas entre dois candidatos Flavia Cysne (PSB) e Ângelo Guarçoni (MDB). Os votos brancos 473 e nulos 1.007 somados representam 8,18% dos votos não validos.

No cenário atual seis possíveis partidos irão disputar o pleito, uma enquete mostrou que a descrença dos eleitores ainda é grande em Mimoso. Perguntado: Qual a sua confiança nos pré-candidatos a prefeito? Apenas 17% dos que participaram disseram ter muita confiança e 83% disseram não ter nenhuma confiança nos pré-candidatos.



Também será difícil a vida de reeleição no legislativo municipal. Em uma avaliação da atual casa legislativa os internautas responderam na rede social a seguinte pergunta: Como você avalia a gestão dos vereadores? Dos participantes 8% disseram que aprovam enquanto 92 reprovaram o corpo legislativo.



Entenda a diferença
Descubra as diferenças entre os votos válidos, brancos e nulos.

Branco
É aquele em que o eleitor não tem preferência por nenhum dos candidatos apresentados nas urnas. Antigamente, o voto em branco era considerado voto válido, ou seja, era contabilizado para o candidato vencedor. A ideia era dizer que o eleitor “estava satisfeito com quem quer que fosse o eleito”.

Nulo
Antigamente, o voto era tido como um protesto, para mostrar que o eleitor não estava satisfeito com nenhum candidato. Agora, nenhum dos votos (brancos ou nulos) são contados. Eles são apenas um direito de manifestação por parte do eleitor. Para anular o voto, o eleitor precisa digitar um número de candidato que não existe. Por exemplo, 00.

Válidos
São os votos que realmente contam em uma disputa eleitoral majoritária. Ou seja, quando um eleitor escolhe um candidato para representá-lo. A Constituição Federal considera os votos válidos como aqueles que são nominais e os de legenda, desconsiderando os votos em branco e nulos. É eleito o candidato que tiver a maioria de votos válidos, excluindo os brancos e nulos.



Veja Também

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545