Simple Menu In HTML Css3Menu.com


22/02/2020 07h20- Atualizado em 22/02/2020 - 07h20
 

Câimbras noturnas podem estar associadas a doenças

As câimbras não são graves e duram menos de 10 minutos, surgindo especialmente após fazer exercício físico intenso, devido à falta de água no músculo. E podem acontecer durante a gravidez ou devido a problemas de saúde como falta de minerais.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 fonte: www.redem1.com.br



As câimbras muitas vezes não são graves e duram menos de 10 minutos - Foto: Reprodução

 
Você sente câimbras à noite? Aquela sensação do músculo que se contrai involuntariamente, acompanhado de uma dor intensa. As contrações se instalam geralmente nos membros inferiores e ocorrem os espasmos, repentinos ou prolongados. Os músculos e tendões se contraem e se tornam visíveis.

Continue lendo após a publicidade


Médicos afirmam que as câimbras podem estar associadas a doenças sistêmicas. Mais comum em portadores de anemia, insuficiência renal, diabetes, doenças de tireoide, doenças no fígado ou miopatia.

Mulheres grávidas e quem pratica esportes ou outro tipo de atividade também está sujeito a câimbra.

As causas mais comuns são:
Desidratação - A falta de água deixa as fibras musculares sujeitas a sofrerem espasmos;
Má circulação - Nos idosos, o estreitamento das artérias que irrigam os membros inferiores causado pela aterosclerose, provoca cãimbras. Pessoas que permaneceram longos períodos em repouso - para uma cirurgia, por exemplo - quando voltam a fazer atividades físicas, têm mais episódios;
Frio - Baixas temperaturas propiciam a câimbra, uma vez que a musculatura fica mais tensa e contraída, ocasionando os espasmos das fibras musculares;
Uso intenso da musculatura - Acomete mais frequentemente atletas de alta performance, que sobrecarregam os músculos. Podendo também ocorrer no pescoço, mãos e braços, como resultado de atividades repetitivas como escrever e digitar sempre na mesma posição por um longo período;
Deficiência de sais minerais - A carência de cálcio, potássio ou magnésio na alimentação, facilita o aparecimento da câimbra.
Tétano - Embora seja mais raro, o tétano é outra das possíveis causas para o surgimento de câimbras frequentes, já que a infecção causa uma ativação constante das terminações nervosas em todo o corpo, causando câimbras e contrações musculares em qualquer local do corpo.
Uso de medicamentos - Além dos diuréticos, como a Furosemida, que podem causar desidratação e levar ao surgimento de câimbras, outros medicamentos também podem ter como efeito secundário o aparecimento de contrações involuntários dos músculos.

A prevenção das câimbras, normalmente, é feito com o alongamento do músculo afetado e massagem no local, pois não existe um tratamento específico.

Para prevenir que a câimbra surja novamente é importante:
• Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, como banana ou água de coco. Veja outros alimentos recomendados para câimbras;
• Beber cerca de 2 litros de água por dia, especialmente durante atividades físicas;
• Evitar a prática de exercícios físicos após as refeições;
• Fazer alongamentos antes e depois do exercício físico;
• Fazer alongamentos antes de dormir, em caso de câimbra noturna.

Quando pode ser grave
Na maior parte dos casos, a cãibra não é um problema grave, porém, existem casos em que pode indicar falta de minerais no organismo ou outros problemas. Alguns sinais que podem indicar que é preciso consultar o médico incluem:
• Dor muito intensa que não melhora após 10 minutos;
• Surgimento de inchaço e vermelhidão no local da cãibra;
• Desenvolvimento de fraqueza no músculo após a cãibra;
• Câimbras que surgem muitas vezes em poucos dias.

Quando a câimbra surge mais de 1 vez por dia ou demora mais de 10 minutos para passar é recomendado consultar o clinico geral para identificar a causa da câimbra e iniciar o tratamento mais adequado.



Veja Também

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545