FATO OU BOATO?

Simple Menu In HTML Css3Menu.com


22/02/2020 03h00- Atualizado em 22/02/2020 - 03h00
 

É BOATO! Produtos importados da China podem conter coronavírus e enlatados com carne humana

As fotos são antigas e de outras reportagens que não tem ligação com o caso de coronavírus.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 fonte: www.redem1.com.br



As fotos são antigas e de outras reportagens que não tem ligação com o caso de coronavírus - Foto: Reprodução

 
Há poucos dias uma mensagem de áudio circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem instantânea alertando as pessoas para um suposto risco de consumir produtos enlatados da China. É uma informação falsa.

Continue lendo após a publicidade


A mensagem tem contexto vago e serve apenas para alarmar a população. Analisando a mensagem é possível encontrar alguns erros de informação, por exemplo, o número de infectados apontados no áudio é de mais de 22 mil. Na verdade hoje os casos já estão próximos de 64 mil pessoas infectadas.

Outro ponto falso é sobre a comercialização de carne humana. Além da venda de carne humana ser crime nos dois países tanto no Brasil como na China. As fotos apresentadas na mensagem não tem ligação com a história. Uma das fotos é de uma matéria sobre a suspensão do comércio de animais silvestres na China, após o surto de coronavírus.

As imagens de partes humanas penduradas são de um registro feito em Londres na Inglaterra de uma reportagem com um açougueiro que transforma a carne suína em partes humanas que é praticado desde 2012.

Já sobre os produtos enlatados estarem contaminados o Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus. Argumenta ainda que vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias. O órgão esclarece que a a Anvisa tem monitorado diariamente os portos, aeroportos e fronteiras e emitido alertas sonoros de conscientização para os passageiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também é enfática ao dizer em sua seção de mitos sobre o coronavírus que é totalmente seguro receber encomendas da China sem risco de contrair a doença.



Veja Também

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545