O chuchu tem um sabor neutro e por isso combina com todos os alimentos, sendo ótimo para saúde porque ele é rico em fibras e em água contribuindo para melhorar o trânsito intestinal, desinchar a barriga e melhorar a pele.
Continue lendo após a publicidade |
Os antioxidantes do chuchu removem as toxinas da pele. A vitamina C age na produção de colágeno, substância que deixa a pele firme. Já o zinco, atua a equilibras os níveis de oleosidade. Quem possui manchas na pele deve investir no fruto. Seus cabelos estão sem vida? O chuchu tem vitamina E, nutriente responsável por nutrir os fios.
Quase 96% do chuchu é água rica em nutrientes, o fruto é fonte de fibras, cálcio, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, vitaminas A, do complexo B, C, E e K, além dos antioxidantes como luteolina, polifenólicos e flavonoides.
Além disso, o chuchu contém poucas calorias sendo uma excelente opção para contribuir para a perda de peso e nesse caso pode ser usado num creme de legumes na hora do jantar ou pode ser cozido com ervas para ser usado numa salada por exemplo.
Assim, os principais benefícios do chuchu para saúde são:
Ajuda a evitar câncer
O chuchu tem 17% das necessidades diárias de vitamina C. O consumo diário auxilia na prevenção de tumores.
Ao consumir 100 gramas de chuchu, você estará adicionando apenas 20 calorias ao seu cardápio, o que pode ser um argumento mais que convincente para a adoção desse alimento.
Protege o feto
Na gestação, a vitamina B9 evita más formações cardíacas, cranianas e do sistema nervoso central.
Age contra a depressão
As vitaminas do complexo B são importantíssimas para o sistema nervoso. A B6, por exemplo, atua na produção e liberação de serotonina, o famoso neurotransmissor do bem-estar.
O fruto deve ser consumido por quem possui o hipotireoidismo, pois ajuda o organismo a produzir mais T4, hormônio que acelera o metabolismo. E o composto químico homocisteína está relacionado aos problemas cardiovasculares. A vitamina B9 (ou ácido fólico) evita o excesso de homocisteína. As fibras reduzem o nível de açúcar no sangue. Já o potássio, mantém a pressão em nível normal.
O seu preparo pode ser feito em picadinhos, com tempero rebuscado, ou até em suflês mais elaborados. É possível encontrar receitas de chuchu com cremes, chuchu recheado, empanado, entre outros, o que pode agradar a diversos gostos possibilitando desfrutar de suas propriedades.
Uma curiosidade sobre o chuchu é que muitas vezes ele é usado como a cereja no topo do bolo. Nesse caso ele é acrescentado em forma de pequenas bolinhas numa calda de cereja, para que absorva o seu sabor e possa ser usado de forma mais econômica como substituto da cereja.
Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1 |