04/10/2019 08h00- Atualizado em 04/10/2019 - 09h25
 

Estudante de Ponte do Itabapoana disputou a Etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A estudante representou Mimoso do Sul na Etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 *fonte: www.redem1.com.br



Alice representou Mimoso do Sul na etapa estadual da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa - Foto: Divulgação

 
Uma estudante da Escola Municipal Professor Carlos Mattos, em Ponte do Itabapoana, Distrito de Mimoso do Sul, no ES, disputou a Etapa Estadual da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Continue lendo após a publicidade


Alice de Sousa Albino, de 15 anos, venceu a 1ª Etapa disputando com outras escolas no município e foi destaque com o texto “Roda de Samba”, no mês passado.

“Foi muito bom ganhar esse prêmio, eu realmente não esperava que fosse passar essa etapa”, conta Alice. Alice se tornou o orgulho dos professores.

“Ela já é aluna nota 10 da escola foi destaque por quatro anos sendo homenageada pelo Rotary Club de Mimoso do Sul é motivo de alegria e orgulho”, destacou a professora Helena Barbosa Dutra.

Seminifinal da OLP
A Comissão Julgadora Estadual da 6ª edição da “Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) - Escrevendo o Futuro” esteve reunida, para selecionar as redações da etapa “Regional”. Entre as doze escolas do Espírito Santo selecionadas, seis são da Rede Estadual, cinco da Rede Municipal e uma Federal.

Foram selecionadas as escolas estaduais Irineu Morello, de Governador Lindenberg; Marlene Brandão, de Brejetuba; Mariano Firme de Souza, de Cariacica; Gisela Salloker Fayet, de Domingos Martins; Foravante Caliman, de Venda Nova do Imigrante e Luiz Jouffroy, de Laranja da Terra. A OLP conta com as etapas: escolar, municipal, estadual, regional (semifinal) e nacional (final). A etapa nacional selecionará 32 alunos vencedores e seus professores, no dia 28 de novembro, já o evento de premiação e revelação será no dia 09 de dezembro.

A Olimpíada
Com o objetivo de contribuir para a melhoria do Ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e à distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Continue lendo após a publicidade


Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.



Veja Também

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545