14/06/2019 12h00- Atualizado em 14/05/2019 - 12h02
 

Junho Vermelho: Sesa comemora Dia Mundial do Doador de Sangue

Nos hemocentros regionais de Linhares e São Mateus as comemorações para o Dia Mundial do Doador de Sangue nesta sexta-feira (14). Em Vitória, promoverá uma programação especial na próxima terça-feira (18).



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 *fonte: www.redem1.com.br



Em Vitória, promoverá uma programação especial na próxima terça-feira (18) (Foto: Divulgação)

 
Para homenagear os doadores de sangue, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, promoverá uma programação especial na próxima terça-feira (18), embora o Dia Mundial do Doador de Sangue seja nesta sexta-feira (14).

Continue lendo após a publicidade


Segundo a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, a comemoração será em outra data tendo em vista a greve de ônibus prevista para esta sexta. “Ficamos preocupados devido à dificuldade de locomoção, tanto dos doadores, quanto dos funcionários e, também, em poder oferecer um atendimento de qualidade, por isso resolvemos adiar a comemoração para o dia 18”, informou.

Na terça-feira (18), o Hemoes receberá o coral infantil “Canções do Sacri”, do bairro São Benedito, em Vitória, e contará com uma mesa de café especial, além de distribuição de brindes para os doadores.

E, apesar do contratempo, a diretora frisou a importância da data. “É um dia para agradecer e estimular a doação de sangue e lembrar também da campanha ‘Procura-se sangue O-’, da Sesa para o Junho Vermelho. Vamos aproveitar para fazer uma ação preventiva, já que teremos um feriado prolongado na próxima semana”.

Programação em Linhares e São Mateus mantida
Nos hemocentros regionais de Linhares e São Mateus as comemorações para o Dia Mundial do Doador de Sangue está mantida para a sexta-feira (14).

No Hemocentro Regional de Linhares, a manhã de sexta-feira (14) será festiva, com café da manhã doado pelo Departamento Feminino 8 de Março, da Loja Maçônica de Linhares. Um bolo de um metro de largura e muita música vão animar o espaço, que será decorado com temática voltada ao amor ao próximo.

De acordo com a diretora da unidade, Renata Fonseca, a doação de sangue é um ato altruísta e os doadores merecem todas as homenagens e carinho. “É importante agradecermos às pessoas que tiram um tempo do seu dia para ajudar os outros. E elas se sentem muito valorizadas”.

Já no Hemocentro Regional de São Mateus, as comemorações pelo Dia Mundial do Doador de Sangue se estenderão até o sábado (15). As coletas de sangue serão realizadas das 7h às 12h20.

Segundo a diretora do Hemocentro Regional de São Mateus, Vanilda Borges, a possibilidade de alcançar um estoque positivo é grande. “Esperamos receber moradores de outros municípios e também aqueles que não podem doar durante a semana. E a expectativa é a melhor possível, alcançar o nosso objetivo de muitas bolsas de sangue para salvar vidas”, disse.

Confira onde doar sangue:
- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 07 às 19h (cadastro do doador encerra as 18h20).

- Unidade de Coleta à Distância da Serra
Tel. 3218-9429/ 3218-9242. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h (cadastro do doador encerra às 11h30) e das 13h às 16h (cadastro do doador encerra às 15h20).

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h (cadastro do doador encerra as 12h30).

Terminais do Transcol aderem à campanha “Junho Vermelho”
O mês de junho marca a realização de duas campanhas distintas, mas de grande impacto para toda a sociedade. Nesta quarta-feira (12), marca o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e na sexta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para lembrar as datas, foi instituído o “Junho Vermelho”, cor que será tema da iluminação nos terminais de integração do Transcol durante todo o mês.

A Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) já instalou refletores de LED nas estruturas das caixas d’água dos terminais São Torquato e Jardim América. Ao todo, foram adquiridas 30 luminárias, sendo três para cada terminal. Até o fim da semana, todos os terminais receberão a nova iluminação.

Para o combate ao trabalho infantil, durante todo o mês serão realizadas ações de conscientização. O lema é “Espírito Santo no Enfrentamento ao Trabalho Infantil” e as ações serão desenvolvidas pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Já para o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), preparou algumas ações entre elas a circulação do ônibus para coleta externa em algumas cidades do Estado. O ônibus estará em Vitória no dia 19. A ação acontecerá no estacionamento da Câmara Municipal da cidade, que fica em Bento Ferreira. A coleta acontecerá na véspera do feriado de Corpus Christi.

A expectativa é reforçar a campanha “Procura-se sangue O-”, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em comemoração ao Junho Vermelho. A ideia é de reforçar o estoque de sangue para atender com segurança as unidades hospitalares e sensibilizar a população sobre a importância de se tornarem doadores regulares.



Últimas Notícias

Veja quais alimentos e frutas que ajudam a prevenir e reduzir o diabetes

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545