×

PA’s são procurados para tratamento de viroses

Os tipos mais comuns de virose são causadas pelos Rotavírus e Adenovírus que causam gastroenterite. Saiba como tratar.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
14/04/2019 18h10- Atualizado em 14/04/2019 - 18h17

Os tipos mais comuns de virose são causadas pelos Rotavírus e Adenovírus que causam gastroenterite — Foto: Reprodução/HAP

Os Pronto Atendimentos dos hospitais da Região Sul do ES têm sido a procura de muitos pacientes para o tratamento das viroses. Esse é nome que se dá a qualquer doença que seja causada por um vírus, que nem sempre pode ser identificado.


Continue lendo após a publicidade



Elas geralmente são benignas e não necessitam de tratamento com antibióticos, porque estes não são eficazes para eliminar vírus, podendo ser tratadas somente com repouso, hidratação e medidas de controle da febre, dor, vômito e diarreia, caso estes sintomas estejam presentes.

Os tipos mais comuns de virose são causadas pelos Rotavírus e Adenovírus que causam gastroenterite, podendo afetar adultos, bebês e crianças. Normalmente os bebês e as crianças são mais afetados porque permanecem em creches e escolas, onde possam existir outras contaminadas.

Veja alguns cuidados para evitar as viroses:

1- Lavar as mãos
É recomendado lavar as mãos sempre antes de comer, e antes e depois de ir ao banheiro, e sempre que espirrar ou tossir, porque assim o risco de ter vírus nas mãos é menor. As mãos são a principal forma de ingerir vírus que estiveram espalhados pelo ar ou em superfícies como mesa, cadeira, caneta ou telefone.

2- Ficar distante do doente
Uma pessoa com virose pode contaminar todos ao seu redor, principalmente quando tem episódios de tosse, vômito ou diarreia, porque o vírus normalmente está nesses fluidos corporais, que apesar de serem invisíveis à olho nu, podem contaminar diversas superfícies e, até mesmo, se espalhar pelo ar, no caso de doenças respiratórias.
A melhor forma de se proteger é ficar à distância de aproximadamente 1 metro de distância do doente, mas caso esteja tomando conta de um bebê contaminado, a melhor forma de se proteger é sempre lavar as mãos antes e depois de mudar a fralda suja, e não colocar a mesma colher e copo que o bebê está usando na sua boca.

3- Não partilhar toalhas, talheres e copos
Outra forma muito útil de não se contaminar é usar sempre a mesma toalha, que não pode ser usada pelo doente. Talheres, copos e pratos também devem ser de uso pessoal, e preferencialmente devem ser lavados com água quente e sabão para eliminar qualquer vírus que possam estar nestes objetos.

4- Tomar as vacinas necessárias
A vacinação é uma boa forma de evitar a contaminação com o vírus da caxumba, rubéola e tríplice viral, por exemplo. A maior parte delas é obrigatória, sendo fornecida pelo SUS, no entanto existem outras vacinas contra certos tipos de vírus que só são dadas pelo médico no particular, como é o caso da catapora e do rotavírus, por exemplo.
A vacina Rotarix, contra o rotavírus não protege a pessoa vacinada 100% contra a crise de vômito e diarreia causada pelo rotavírus, no entanto, ela atenua os sintomas, caso a pessoa seja contaminada, de forma a apresentar sintomas mais leves e suportáveis, enquanto durar a gastroenterite.

Quanto tempo dura a virose
O período de incubação de uma virose varia de 3 a 5 dias, e sua manifestação pode durar de 3 dias a 4 semanas dependendo do estado de saúde do indivíduo e do tipo de infecção. Pessoas com um bom sistema imune podem ficar curadas em 3 ou 4 dias, mas pessoas mais sensíveis, que ficam doentes com mais facilidade podem demorar até 5 dias para não apresentar sintomas.

Como curar a virose mais rápido
O tratamento para virose é feito com repouso, boa hidratação, podendo ser útil tomar o soro caseiro, alimentação leve, e pode ser preciso tomar algum remédio analgésico e antitérmico como o Paracetamol para aliviar o desconforto. A toma de medicamentos para parar a diarreia só deve ser feita após 3 dias do início da diarreia, para que o corpo consiga eliminar a maior quantidade de vírus pelas fezes. Antes disso, pode-se tomar pré ou probióticos para regular o intestino e ficar curado mais rápido da diarreia.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações