15/02/2019 20h30- Atualizado em 15/02/2019 -21h00
 

Veja quais alimentos e frutas que ajudam a prevenir e reduzir o diabetes

Para montar um cardápio para prevenir a diabetes, deve-se sempre tentar consumir alimentos ricos em fibras juntamente com alimentos ricos em proteínas ou gorduras boas.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1 *fonte: www.redem1.com.br  



É importante evitar o consumo de frutas juntamente com outros alimentos ricos em carboidratos, como tapioca, arroz branco, pão e doces (Foto: Reprodução)

 
A alimentação ideal para pré-diabetes consiste no consumo de alimentos com baixo a médio índice glicêmico, como frutas, legumes, arroz integral e feijão, pois eles tendem a diminuir o nível de açúcar no sangue, medida necessária para evitar o desenvolvimento da Diabetes. E incluir fibras, proteínas e gorduras nas refeições também ajuda a reduzir o aumento do açúcar no sangue, sendo importante incluir na rotina alimentos como frutas com casca e bagaço, vegetais crus, carnes, ovos e azeite.

Continue lendo após a publicidade




Além disso, também é preciso reduzir o consumo de grandes quantidades de qualquer alimento rico em carboidrato, mesmo que sejam saudáveis, como frutas, arroz integral e aveia. Isso porque o excesso de carboidrato numa mesma refeição estimula o aumento da glicemia, levando ao descontrole da diabetes.

Alimentos proibidos para pré-diabetes
Os alimentos proibidos na pré-diabetes são os fonte de carboidratos e de absorção rápida, tais como:
* Alimentos ricos em farinha branca: pães brancos, bolos, biscoitos, salgados;
* Alimentos ricos em açúcar: chocolate, doces, geleias de fruta, sorvetes;
* Bebidas: refrigerantes, sucos industrializados, energéticos, café ou chás com açúcar;
* Outros: arroz branco, batatas, macarrão, fast food.

É importante lembrar que mesmo alimentos saudáveis, como frutas e sucos naturais de frutas, devem ser consumidos com moderação para evitar picos de glicemia.

Alimentos permitidos para pré-diabetes
Os alimentos que podem ser consumidos com maior tranquilidade para pré-diabetes são:
* Carnes em geral: boi, porco, frango, peixe, carneiro;
* Verduras e legumes em geral;
* Frutas, desde que não ultrapasse cerca de 2 unidades por refeição;
* Leguminosas, como feijão, soja, grã-de-bico, ervilha, fava, lentilha;
* Grãos integrais: arroz, macarrão, farinha integral, aveia;
* Oleaginosas: castanhas, amendoins, nozes, amêndoas, pistache;
* Gorduras boas: azeite, óleo de coco, manteiga.

O pré-diabético pode comer todo tipo de alimento, mas deve preferir os alimentos naturais, com pouca farinha e sem açúcar, pois é o consumo frequente de alimentos ricos em carboidratos simples que levam ao aumento da glicemia.

Frutas recomendadas para o consumo:
Maçã: Ela se mostra eficiente não só no controle da glicemia como também na redução do mau colesterol e ser fonte de diversas vitaminas. É uma fibra chamada pectina.
Blueberry: Tem alto poder antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres - associados ao envelhecimento - e prevenindo câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer, ela combate infecções e impulsiona o sistema imunológico.
Abacate: Quase não conter açúcar e por ser rico em uma gordura que aumenta o bom colesterol, o abacate é uma fruta bastante indicada para portadores do diabetes. Essa gordura nobre deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento, prolongando o tempo de saciedade. A fruta é bastante calórica e deve ser consumida com moderação, principalmente, por quem está acima do peso.
Cereja: Sua alta concentração de flavonoides, compostos com alto poder antioxidante, antiinflamatório, antiviral, antialérgico e anticarcinogênico - combatentes do câncer. É composta pelas vitaminas A, C e E que, juntas, são capazes de restringir a propagação das reações em cadeia e as lesões induzidas pelos radicais livres, responsáveis por danificar células sadias do corpo, assim como a blueberry, ela eleva os níveis glicêmicos.
Limão: Rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, o limão atua beneficamente em diferentes partes do corpo. Ele evita hemorragias, uma grande preocupação para quem tem diabetes, já que a dificuldade de cicatrização e a consequente possibilidade de infecções são maiores. A alta concentração de ácido nicotínico protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem a doença.
Amora: A amora é rica em compostos que estimulam e aceleram a liberação de insulina, melhorando a síntese de glicose. Essa fruta também é responsável por normalizar a pressão arterial e atuar como bactericida e anti-inflamatório.
Coco: É um importante combatente de bactérias e fungos por ser rico em ácidos graxos e ácido láurico. Tais substâncias também cumprem um papel importante na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade. A gordura do coco favorece a saciedade e reduz a inflamações, além de ser um alimento que reduz a carga glicêmica, especialmente quando combinada com outras frutas ou carboidratos.

Dica para Café da Manhã e Lanches
Lanches pequenos podem ser feitos combinando 1 fruta com iogurte natural, por exemplo, ou com oleaginosas, como castanhas, amendoins e amêndoas, por exemplo. Outras opção é usar a fruta com 2 ou 3 quadradinhos de chocolate 70%, ou adoçar o iogurte natural com 1 colher de sopa de mel.

Outros alimentos que podem ajudar a controlar são: Ovo, brócolis, amêndoas, chia e lentilha.





Últimas Notícias

Veja como eliminar as estrias e qual melhor tratamento

 




Link patrocinado

 

*Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545