☰
|
ESPORTE |
|
Meninas buscam espaço e reconhecimento no futebol, em torneio realizado no último dia (24) de novembro em Santo Antônio do Muqui, no interior de
Mimoso do Sul, elas mostraram talento e muita dedicação.
Continue lendo após a publicidade |
Quatro equipes participaram do torneio e um dos destaques foi à equipe de Mimoso do Sul que se sagrou campeã goleando o São José por 6 a 0 na final, com gols de Jane, Thais, Ana Carolina e Gabriela. O torneio teve como destaques as jogadoras Jane Morena e Marina Anequim. Autora de um dos gols do título Jane comentou sobre o futebol. “Futebol pra mim não é só um esporte é vida!”, afirmou.
Apesar da conquista do título as meninas citaram uma série de problemas de incentivo, financeiro e estrutural. “Treinamos muitas vezes em quadras que não possuem estrutura adequada e falta material esportivo”, comentou uma das participantes.
Outro grande obstáculo para as meninas é o preconceito que ainda existe dentro e fora dos gramados. “Muita gente ainda acha que futebol é só para homens, as vezes ouvimos que mulher que joga futebol é homossexual, isso é a pior coisa. Mesmo com jogadoras consagradas como a Marta mostrando o contrário ainda há pessoas que nos desmotivam”, explica a jogadora.
Além do preconceito as garotas também sofrem com assédios por parte de pessoas ligadas ao esporte. “É difícil encontrar alguém q realmente queira treinar um time sem segundas intenções. Sinto falta de pessoas que tenham compromisso com o que fazem. Estamos dispostas a lutar por igualdade, queremos que nos treinem com igualdade e respeito acima de tudo”, desabafa Marina Anequim.
Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1 |