26/10/2018 12h20- Atualizado em 26/10/2018 -12h30
 

Como funciona o Jovem Aprendiz

Iniciativa atende pessoas entre 14 e 24 anos e são destinado a jovem de baixa renda. O menor aprendiz deve receber ao menos um salário mínimo e ficar inscrito do programa por até dois anos.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545

Rômulo Muri
Do M1  *fonte: www.redem1.com.br

 

 
O Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal para incentivar os contratantes a desenvolverem nas suas respectivas empresas programas de aprendizagem para jovens e adolescentes, entre 14 e 24 anos.

A iniciativa é fruto da Lei 10.097/00 da Aprendizagem. Que afirma no artigo 428 que:

“Contrato de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação”.

Um dos pré-requisitos é que “a validade do contrato de aprendizagem pressupõe anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social, matrícula e frequência do aprendiz à escola, caso não haja concluído o ensino fundamental, e inscrição em programa de aprendizagem desenvolvido sob a orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica”.

O horário do trabalho do Jovem Aprendiz não pode chocar com os horários das aulas (Foto: depositphotos)

O menor aprendiz deve receber ao menos um salário mínimo e ficar inscrito do programa por até dois anos. Outra regra a ser obedecida é que o horário do trabalho não pode chocar com os horários das aulas, tão pouco atrapalhar o rendimento escolar.

Como conseguir o Jovem Aprendiz, cadastro ou inscrição?
Para participar do programa Jovem Aprendiz, o interessado deve estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio e escolher inicialmente a empresa que participa do programa. São várias oportunidades e o programa geralmente abre vagas uma vez ao ano.

Você precisa ficar atento às empresas as quais você tem interesse e se cadastrar conforme as instruções de cada uma.

Como procurar vagas
Para encontrar vagas do programa Jovem Aprendiz, você deve procurar tanto em grandes portais de emprego espalhados pela internet, quanto nos sites das próprias empresas que oferecem as oportunidades.

Quais os melhores programas Jovem Aprendiz existentes?
  • Jovem Aprendiz Bradesco

  • Jovem Aprendiz Correios

  • Jovem Aprendiz Itaú

  • Adolescente Aprendiz Caixa.


  • O programa Jovem Aprendiz dos Correios solicita que os interessados nas vagas participem de uma seleção simples que inclui a comprovação de requisitos da renda familiar, bem como os comprovantes de estudo. Entre eles: série e notas escolares. Além disso, o candidato deve atestar sua participação em projetos sociais. Veja todos os pré-requisitos:
  • Idade: de 14 a 22 anos
  • Estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental

  • Não ter condenação penal e freqüentar a escola regularmente

  • Nunca ter trabalhado nos Correios anteriormente ou ter participado de outro Programa de Aprendizagem

  • Ter noções básicas do pacote Office e da internet


  • A Caixa Econômica Federal não participa do Programa Jovem Aprendiz conforme as outras instituições, mas tem um programa semelhante chamado ‘Programa Adolescente Aprendiz’.

    A iniciativa ocorre por meio de chamada pública e também obedece a Lei de Aprendizagem. Os requisitos para participar são:
  • Ter entre 15 anos completos e 17 anos completos

  • Possui renda familiar de até 50% do salário mínimo

  • Estar matriculado no mínimo no 9º ano do ensino fundamental


  • Entre os benefícios, o adolescente recebe um salário mínimo por mês, além de vale-transporte, auxílio-alimentação, férias e contribuição de FGTS em 2%.

    Vale a pena participar do Programa Jovem Aprendiz?
    O Brasil foi classificado pelo estudo Tendências Globais de Emprego para a Juventude em 2017 como um dos países com maiores taxas de desocupação do mundo, entre pessoas de 15 a 24 anos. O percentual brasileiro é de 30%, sendo mais que o dobro da média mundial, que é de 13,1%.

    Diante desse cenário desanimador, ter uma oportunidade de participar de um Programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade incrível de inserção no mercado de trabalho. No entanto, fique atento às regras de cada empresa para se enquadrar nos requisitos e participar das seleções.




    Últimas Notícias

    Desafio da boneca Momo é a nova ameaça virtual

     




    Link patrocinado

     

    *Tem uma notícia para compartilhar? Então envie para nosso whatsapp: 028999920545