×

Saúde

Como tratar as varizes, sintomas e complicações

As varizes são mais comuns de acontecer em mulheres grávidas ou na menopausa, mas podem acontecer menos frequentemente em homens. Varizes não tratadas corretamente pode haver complicações como trombose venosa profunda.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
01/10/2018 10h15- Atualizado em 01/10/2018 -10h40

As varizes são mais comuns de acontecer em mulheres grávidas ou na menopausa, mas podem acontecer menos frequentemente em homens - Foto: Reprodução

As varizes são veias dilatadas que podem ser facilmente observadas por baixo da pele, que surgem especialmente nas pernas causando dor e desconforto. Elas podem ser causadas pela má circulação especialmente durante a gravidez e a menopausa, mas atinge especialmente os idosos.


Continue lendo após a publicidade




Elas acontecem com mais frequência em mulheres, mas também pode aparecer nos homens isso por que os fatores que influenciam a ocorrência das varizes são muito diversos podendo acontecer pelo fato da pessoa ficar sentada ou em pé por muito tempo. O diagnóstico das varizes é normalmente feito pelo angiologista ou cirurgião vascular de acordo com as características das varizes e sintomas associados.

Principais sintomas das varizes
Os principais sintomas que acontecem nas varizes são:
Sensação de peso nas pernas;
Formigamentos;
Sensibilidade na região;
Manchas escuras na perna;
Coceira.

É importante observar as características das varizes, assim como os sintomas associados para que a orientação do tratamento pelo médico seja a mais correta possível.

Principais causas
As varizes são mais comuns de acontecer em mulheres grávidas ou na menopausa, mas podem acontecer menos frequentemente em homens. Algumas situações que podem influenciar a ocorrência de varizes são:
*Uso de anticoncepcionais,
*Obesidade,
*Sedentarismo,
*Atividade profissional: Ficar sentado ou em pé por muito tempo podem levar ao aparecimento de varizes.

A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular em que é analisado local de ocorrência das varizes - Foto: Reprodução

O tratamento das varizes pode ser feito com a melhora da circulação sanguínea, mudando hábitos de vida, tomando remédio para varizes ou fazendo tratamentos como a aplicação de substâncias diretamente nas varizes ou a cirurgia nos casos mais graves. No caso das varizes que causam muita dor nas pernas o tratamento pode ser feito através da:
Escleroterapia: Um tratamento que consiste na aplicação de substâncias diretamente nas varizes ou de laser para remover as varizes e aliviar os sintomas.
Cirurgia: É indicada quando as varizes têm grande calibre e causam sintomas como dor, coceira e inchaço nas pernas que pode comprometer o movimento.

A escolha do tratamento é feita pelo angiologista ou cirurgião vascular em que é analisado local de ocorrência das varizes, tamanho e sintomas associados. Saiba mais sobre o tratamento de varizes.

Também existem tratamentos caseiros com uso de medicamentos naturais, como a Novarrutina que possui em sua composição substâncias capazes de aliviar a dor e o inchaço das pernas. Podem ser feitas compressas com couve e com o chá de cardo-mariano para diminuir os sintomas e trazer a sensação de bem-estar.

Prevenção
Algumas recomendações do médico para serem adotadas após o tratamento ou para prevenir as varizes são:
*Usar meias de compressão elástica sob orientação médica, pois melhoram o retorno venoso e diminuem as chances das varizes ocorrerem ou voltarem;
*Usar medicamentos de acordo com orientação.
*Colocar um calço no pé na cama para facilitar o retorno do sangue para o coração;
*Fazer exercícios físicos regularmente com orientação de um profissional;
*Fazer drenagem linfática 3 vezes por semana;
*Consumir alimentos que melhoram a circulação sanguínea;
*Sentar e deitar com as pernas para cima;

Possíveis complicações
Quando as varizes não são tratadas corretamente podem haver complicações como dermatite, eczema, úlceras na perna, tromboflebite, dor e trombose venosa profunda, que é uma situação grave em que há formação de trombos (coágulos) nas veias da perna que podem dificultar ou bloquear a passagem de sangue.



     
     
   VÍDEOS   

Link Patrocinado

 
 
 Fechar 
Norway

Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações