Uma cidade repleta de paisagens naturais e história, considerada por muitos a capital do
Caparaó Capixaba.
Alegre com pouco mais de 30 mil habitantes se destaca com o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, a cachoeira tem esse nome devido à neblina que se eleva acima dela. Esta localizada na divisa com o município de Ibitirama.
Continue lendo após a publicidade |
Até pouco tempo, o conhecimento da História de Alegre se restringia à chegada da expedição de Manoel Esteves de Lima, em 1820.
O Período da história de Alegre entre a chegada de João do Monte da Fonseca (1811) e o ano de 1850, quando aqui chegou o primeiro padre, Francisco Alves de Carvalho, permanece obscuro, apenas iluminado por algumas lendas que ilustram fatos vividos pelos primitivos habitantes e aventureiros que vieram estimulados pela coroa portuguesa prometendo honrarias e prêmios aos descobridores de metais preciosos, audazes bandeirantes. Alegre também recebeu um importante contingente de imigrantes, principalmente sírios e libaneses. É nítida a presença da cultura libanesa no comércio da cidade.
O município possui Praças preservadas que faz jus ao nome de Cidade Jardim, o clima é quente e chuvoso, no verão, e seco, no inverno.
Alegre ficou nacionalmente conhecida pelo Festival de Música que surgiu como uma festa universitária em 1980 com os objetivos de divulgar a música popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década de 90, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação, o que explica o sucesso de inscrições e de público a cada ano.
Na década passada, o município recebia 10 mil visitantes durante o Festival. No ano 2000 esse número subiu para 100 mil visitantes, e para 2006 eram esperados 150 mil espectadores. O Festival oferecia uma das maiores premiações do Brasil.
Os pontos turísticos são inúmeros em destaque ficam a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha construída em barro e madeira no ano de 1851. A igreja de Nossa Senhora da Penha possui ainda magníficos vitrais retratando a vida de cristo e pinturas do Indiano Diwali.
Castelinho do CCAUFES
Construído pelo libanês Felício Alcure, é uma reprodução em escala menor de um castelo medieval do Oriente Médio. Atualmente abriga a administração do Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo.
Área Ecológica do Horto Municipal
O local é destinado ao estudo e preservação do meio ambiente. Possui um bosque reflorestado, inúmeras nascentes, apropriado para o lazer e o contato com a natureza. No Horto ocorrem ainda atividades que dizem respeito a produção de mudas de essências nativas e exóticas, educação ambiental e projetos universitários.
Pico Pedra do Pombal
Possui uma via grampeada para rapel e escalada com 70 metros de altura. Ótima opção para prática de trecking. Tem, no total, 997 metros de altitude, localizado no Distrito de Rive.