A Trombose Venosa Profunda (TVP), condição conhecida popularmente apenas por trombose, é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas.
Continue lendo após a publicidade |
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.
Há pessoas que, por alguma razão, apresentam distúrbios no mecanismo de hemostasia e formam trombos (coágulos) num lugar onde não existia sangramento. Como a estrutura desses trombos é sólida e mole, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, o trombo provoca um entupimento conhecido como a embolia pulmonar, uma complicação grave e uma das raras causas de morte súbita.
Fatores que podem causar trombose
Existem alguns fatores que são considerados de risco para a ocorrência de trombose.
*Viagens longas: Quando as pernas ficam na mesma posição por um tempo prolongado, os músculos da panturrilha não se contraem o que dificulta a circulação de sangue.
*Histórico de trombose na família: Essa hereditariedade não costuma ser uma ameaça constante para a saúde, mas se combinada com outro fator de risco para a trombose, é bom ficar de olho.
* Uso de Pílulas anticoncepcionais: Tratamento de reposição hormonal também pode causar trombose.
* Pessoas acima dos 60 anos.
*Diabéticos.
*Fumantes.
* hipertensos.
Os principais sinais de trombose – que pode ocorrer em qualquer local do organismo em que haja vaso sanguíneo – são: dor, inchaço e fraqueza nas pernas. Se for em outra região, também pode haver falta de ar, dor no peito, dor de cabeça ou náusea. Grávidas têm 40 vezes mais probabilidade de desenvolver o problema, e mulheres no pós-parto têm 300 vezes mais.
A maior e principal complicação decorrente de trombose é a embolia pulmonar – quando um vaso sanguíneo do pulmão é obstruído por coágulo de sangue, oriundo de outras partes do corpo, especialmente as pernas. A embolia pulmonar pode ser fatal.
Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1 |