20/07/2015 03h30 - Atualizado em 20/07/2015 03h45
 

Moradores de São Pedro do Itabapoana se preparam para receber turistas para o festival de sanfona e viola

Moradores abrem as casas para hospedagem no sistema cama e café.
São Pedro é a Capital Estadual da Sanfona e Viola reconhecida como a Ouro Preto Capixaba.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545  
 

Rômulo Muri
Do M1


Promover as atividades culturais e turísticas com a preservação patrimonial cultural. Esse é o objetivo do 18º Festival de Inverno de Sanfona e Viola que está previsto para ser realizado entre os dias 25 de julho e 02 de agosto no Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, em Mimoso do Sul. Moradores locais se preparam para receber os turistas e visitantes durante o evento no sistema cama e café.

 
Moradores recebem hospedes e turistas no Sistema cama e café(Foto: Reprodução)  
Para este ano, o Festival traz novidades e busca dar ênfase ao desenvolvimento do turismo cultural com o envolvimento direto da comunidade. Os shows e o concurso desse ano serão distribuídos em 3 palcos, sendo o palco “Sebastião Cesar - Cesinha" na parte alta nas proximidades da Igreja, o palco “Sebastião Gazoni” na subida da ladeira e o palco “Luzia Setime” na área de eventos que fica antes do portal de entrada para o sítio histórico.

Além dos shows e dos concursos de viola e sanfona, a programação deverá contar com contação de histórias, passeio ciclístico e missa sertaneja. Durante o dia os visitantes podem conhecer e desfrutar do resgate a história local indo ao museu ambientado em casarão tombado, possui em seu acervo móvel, utensílios e documentos do período cafeeiro. Na Igreja de São Pedro construída no século XIX, no centro do vilarejo, reúne algumas imagens antigas e objetos sacros.

São Pedro tornou-se a capital estadual da sanfona e viola, além de ser conhecida como: Ouro Preto capixaba.