×

Infarto em Jovens – Quais as Causas e Principais Sintomas?

Jovens também correm risco de infarto.
Tabagismo, hipertensão arterial, alto índice de colesterol no sangue, sedentarismo, obesidade, ansiedade e estresse emocional são os principais fatores de risco.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
03/10/2014 - 14h30 - Atualizado em 03/10/2014 - 15h40

Sintomas frequentes no infarto — Foto: Reprodução/Internet

O infarto é uma doença cardiovascular, normalmente relacionada com pessoas já com certa idade e está cada vez mais a ocorrer em indivíduos mais jovens. Hábitos de vida cada vez menos saudáveis e sedentários estão na base deste problema.


Continue lendo após a publicidade



A maioria da população acredita que o infarto agudo do miocárdio (IAM) acontece somente em pessoas mais velhas, devido à probabilidade de a saúde de seus organismos estarem mais debilitada. Entretanto, isso não reflete a realidade. Diversos adultos e jovens já passaram pela experiência de um infarto. Isso acontece devido a alguns fatores de risco que propiciam um mau funcionamento da atividade cardíaca, facilitando a ocorrência de um infarto.

Os principais fatores de risco que podem levar uma pessoa ao infarto são tabagismo, hipertensão arterial, alto índice de colesterol no sangue, sedentarismo, obesidade, ansiedade, estresse emocional, além de histórico familiar de problemas coronarianos.

O infarto tem vários sintomas. Nos jovens normalmente quando está a ocorrer um infarto sentir falta de ar, uma dor forte no peito que se propaga para o braço, provocando formigueiro no braço, mão e na garganta. Esta dor é geralmente muito forte, que normalmente resulta na queda ou até mesmo, no desmaio da pessoa. Em caso de demora na reação ao infarto, existe risco de morte do indivíduo. No entanto, se for rapidamente atendido por um profissional de saúde, o mais provável é isso não acontecer.

Causas de infarto em jovens

Existem vários fatores de risco que estão relacionados com os infartos em pessoas com menos de 40 anos. Normalmente, quando um indivíduo apresenta mais que um desses fatores de risco, encontram-se numa situação de infarto provável. Os fatores de risco estão relacionados geralmente com um estilo de vida pouco saudável, podendo haver razões genéticas ou um conjunto de várias doenças que tornam uma pessoa mais propensa a sofrer um infarto.

  • Tabagismo;
  • Excesso de peso;
  • Hipertensão arterial;
  • Colesterol elevado;
  • Diabetes;
  • Historial familiar de acidentes cardiovasculares;
  • Doença de Leiden (alterações na capacidade de coagulação do sangue);
  • Insuficiência renal iniciado ainda durante a infância;
  • Doenças autoimunes;
  • Vasculite.


Após sofrer um infarto, uma pessoa jovem carrega sérias consequências para o resto de sua vida. Há um encurtamento na sua estimativa de sobrevida, com possíveis e progressivas limitações funcionais. Um conselho do médico aos jovens é ter disciplina e determinação para reduzir os fatores de risco e não deixar de realizar avaliações médicas periódicas.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações