Distritos

Tudo sobre os distritos de Mimoso do Sul

PONTE DO ITABAPOANA




PONTE DO ITABAPOANA

História

O distrito de Ponte do Itabapoana localiza-se ao extremo sul do município de Mimoso às margens do Rio ltabapoana com seus 92,4 km² de área territorial. A sede do distrito é uma vila a 88 metros acima do nível mar com 407.214 m² de área urbana, com boas edificações que demonstram "o auge de um passado histórico”. Em 1º de agosto de 1896 - Decreto nº 64 - foi elevado à categoria de município, uma vez que tinha renda, população e estrutura suficientes para se desmembrar de São Pedro do ltabapoana.

Um dos fatores que favoreceu o desenvolvimento da região foi a inauguração da Estação de ltabapoana em 1º de fevereiro de 1894, quando chegou a locomotiva da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina Raílway, com a denominação de Ramal de Santo Eduardo a Cachoeiro de ltapemirim. Em 1º de agosto de 1899 foi erigida e provisionada a Capela São Sebastião na sede municipal.

Em 1929, o município de Ponte do ltabapoana é suprimido, devido a crises econômicas e evasão de muitos fazendeiros para o estado vizinho do Rio de Janeiro, voltando com a mesma denominação à condição de distrito do então município de São Pedro do Itabapoana. Até a década de 1950, Ponte do Itabapoana ainda mantinha intensas atividades culturais como cinema, clubes e teatro, vindo diversas Cias. de Campos e da Capital - Rio de Janeiro.

Após este período muitas famílias começaram a deixar o distrito em busca de uma situação financeira melhor e uma boa qualidade de vida no estado do Rio de Janeiro e até mesmo no distrito de Mimozo onde vinha apresentando um forte crescimento econômico. Um dos motivos da evasão fora também as fortes enchentes que anualmente atingiam a vila, causando muitas perdas materiais das famílias que ali viviam. Contudo, muitas fazendeiros permaneceram com propriedades no distrito, mas com residência fixa em Santa Maria de Campos e outros municípios do Rio de Janeiro, fazendo com que toda a renda produzida em solos Itabapoanenses fossem transferidas e investidas em terras Fluminense. Como diz alguns populares da época: Aqui só tinha riqueza, mas quando os barões foram em bora levaram todo o dinheiro com eles. Agora não sobrou mais nada. (Relato de um morador de Ponte do Itabapoana)

Atualmente, verifica-se novas perspectivas na região, pois os Itabapoanenses estão lutando para resgatar suas perdas. Auxiliando nessa luta há a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Carlos Mattos cujo Magistério desempenha papel participativo nesse sentido. Muitos moradores tira suas rendas através do comércio, pois a sede distrital é cortada pela ES-297, principal rodovia que liga a BR-101 a região turística do Caparaó e a cidades importantes do Rio de Janeiro e Minas Gerais como Itaperuna-RJ e Muriaé-MG. Ainda são preservados no distrito casarios da época e Estação de Ponte do Itabapoana, símbolos de um passado histórico de muitas prosperidades.

O distrito é dividido em cinco comunidades rurais Cascata, Sossego, Ponte do Itabapoana, Santa Paz e União. Sua sede distrital fica a 48 km da sede Municipal de Mimoso do Sul com uma população estimada de 1.523 hab. Sendo cortado pelas ES-297 e ES-177 e pela ferrovia FCA. Seu território é banhado pelos rios Itabapoana ao sul servindo de divida entre os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e pelo rio São Pedro ao norte servindo de divisa entre os distritos de Ponte do Itabapoana – São Pedro do Itabapoana e Ponte do Itabapoana – Dona América. Dentre os córregos se destacam o Trindade divisa com o município de Apiacá, Outeiro, Cascata e Sossego.

Sua economia é voltada para o comercio e agropecuária destacando a produção de gado, cana, milho e café.

 


Galeria




 
 
 

 

 

 

DADOS GERAIS

Área: 92,4 m²
Altitude: 88 m
População: 1.523 hab.
Hidrografia: Rios Itabapoana, São Pedro, Córregos Trindade, Sossego, Outeiro e Cascata.
 


Previsão do Tempo