Cotidiano e História

 
 
 
   


 

No tempo de Don-Don e uma sinopse do ano de 1930



 

Redação da Rede M1 - (28) 99992-0545

Blog do Dodô - por Luís Salvador Poldi Guimarães

 




Norway



Ocorrera na década de 30. Don-Don era zagueiro no time do Andarahy Athlético Club. Seu nome verdadeiro era Dyogo Costa, apelidado de Chiquinho e ele estava apenas com 16 anos de idade. Estava saindo do time de Niterói para poder jogar no SUB-17 do Time Carioca América. Como se sabe o Campo do América fica em Mesquita. Este menino carregava uma chuteira pendurada na mão direita sobre as costas. Como costumam fazer todos os atletas indo para um jogo. Foi quando levou um tiro pela costas e caiu morto.

Continue lendo após a publicidade


Seu avô, motorista de ônibus, assistiu a cena e parou o ônibus que dirigia a tempo de ver os últimos suspiros do neto. Ouvindo a frase do policial: - Era traficante, não era? No dia ocorria uma ação policial nas proximidades do Campo do América. Esta triste cena acabou virando música carioca. No tempo de Dondon. Gravado por muitas vozes, Dudu Nobre, Zeca Pagodinho. Quem gravou a canção pela primeira vez foi o Ney Santos Júnior Lopes.

Fazendo uma sinopse do ano de 1930
O Brasil se industrializa fortemente. A quantidade de pessoas empregadas nas indústrias cresce muito, provocando os crescimentos das cidades. Salve 1930!

Janeiro, 03. O município de Ponte do Itabapoana decai para Distrito de São Pedro do Itabapoana por meio da Lei Provincial nº 1.726. Janeiro, 30. Criado o Distrito de Santo Antônio do Muqui.

Fevereiro, 12. A Caravana da Aliança Liberal chega a Vitória e programa um grande Comício.

Fevereiro, 13. Ocorre um Comício no Largo do Carmo em Vitória e quando o senador Pires Rabelo, do Piauí, criticou o então governador (Aristide Borges de Aguiar), a Força Pública agiu sobre pretexto de que a linguagem do orador incitava a violência, a luz da praça foi cortada e começaram a atirar contra os ouvintes. Quatro pessoas morreram e outras muitas ficaram feridas, e os relatos da época sempre falam em gritos, súplicas, correria e uma multidão em desespero. No outro dia, outro evento abala os cidadãos: o jornal A Gazeta é empastelado pelas forças governistas. A área foi cercada pela cavalaria da polícia.

Março, 01. Eleições presidenciais no Brasil. Júlio Prestes tendo como vice Vital Soares, apoiado por Washington Luís, vence as eleições presidenciais contra Getúlio Vargas. Março. 1,9 milhões de eleitores representando 5,7% da população total. Getúlio Vargas proíbe os descendentes de italianos de falarem italiano, após declarar guerra à Itália.

Março, 12. Morre o André Gomes Pardal, natural de Trás dos Montes - Portugal. Filho primogênito de José Gomes Pardal e de Mariana Tereza de Jesus. Este André era casado com Perpétua Maria Pardal. Deixando quatro filhos: Maria, Afonso, Manoel (pai da Nair Pardal) e a Perpétua. Nair Pardal tinha apenas cinco anos de idade quando o André, seu avô paterno morreu.

Março, 24. Nasce o Xoxim em Conceição de Muqui. Pelo menos é a data que consta em sua documentação.

Maio, 07. Nasce o Nilo Abdala.

Maio, 30. Getúlio Vargas divulga um manifesto denunciando as “fraudes e compressões” praticadas pelos cabos eleitorais, e disse ainda que acreditava ser necessária a modificação dos hábitos e costumes políticos dos brasileiros. Apesar das palavras do candidato perdedor, outros revolucionários não estavam satisfeitos apenas com palavras, e acabaram organizando uma conspiração para tomar o poder pela rebelião armada.

Junho, 30. Publicado na Revista Vida Capichaba uma foto de jogadores de Futebol recebendo medalhas colocadas pelo próprio João Punaro Bley nos pescoço dos esportistas. Esta revista fazia muitos elogios a este Interventor Capixaba. João Punaro Bley foi o único interventor brasileiro que se manteve no cargo por mais de 10 anos seguidos. Era um estrangeiro no Espírito Santo já que era mineiro, não tinha vínculo algum com as forças políticas locais, era militar e era muito culto. Conseguiu pagar e tirar o Estado de uma dívida enorme. João Punaro Bley foi indicado por Getúlio Vargas e foi o próprio Getúlio quem decidiu sobre o João Punaro Bley.

Julho, 16. Lauro Lemos casa-se com Margarida Motta Lemos.

Continue lendo após a publicidade


Acaba a política do café com leite com a Revolução passiva. Rompe-se o domínio absoluto das oligarquias rurais e do coronelismo. Abre-se uma nova fase na vida brasileira com a ascensão da burguesia rumo ao poder. O desenvolvimento autônomo com forte base industrial constitui o cerne da ideologia dessa Revolução. Os setores da oligarquia agrária conquistam uma posição hegemônica no bloco do poder.

Julho, 26. O Presidente do Estado da Paraíba João Pessoa é assassinado, com dois tiros a queima-roupa, no interior da confeitaria Glória em Recife – Pernambuco, por motivos políticos ou passionais, parece que a motivação maior foi passional e não política. Ele era ainda presidente da província do Estado da Paraíba e tinha acabado de perder a eleição como vice-presidente junto com Getúlio Vargas. O local era a Rua da Palma, foi assassinado por João Duarte Dantas, seu adversário político e jornalista. Isto porque João Pessoa teria invadido sua casa e publicado seu namoro com a professora, poetisa e amante Anayde Beiriz. Estopim da Revolução que se seguiria. Por outro lado se diz que João Pessoa foi a Recife se encontrar com a gostosona Anayde Beiriz. Anayde Beiriz suicidou-se e foi enterrada como indigente. João Dantas foi morto na prisão e a história diz que foi suicídio. E quem diria Getúlio Vargas teria o mesmo fim. João Pessoa foi governador da Paraíba e grande aliado de Getúlio Vargas antes da Revolução de 1930. Tinha uma imagem forte no nordeste, e era considerado um administrador eficiente e justo (que usava uma vassoura como símbolo de limpeza e purificação da vida pública). Aceitou ser vice de Getúlio na corrida eleitoral de 1930 pela Aliança Liberal, e conseguiu grande apoio durante suas viagens pelo país. Porém, em 26 de julho de 1930, foi assassinado com um tiro no peito e outro nas costas, tornando-se um mártir da revolução e um símbolo da necessidade de mudança política.

NETO, Lira. Getúlio (1882 – 1930): dos Anos de Formação à Conquista do Poder. 1ª ed., vol. I, São Paulo: Companhia das Letras, 2013. João Pessoa era o candidato a vice-presidente do Brasil da Aliança Liberal de Getúlio Vargas.

Quando o corpo de João Pessoa passa por Vitória dentro de um navio com destino ao Rio de Janeiro uma multidão de gente foi até ao navio.

É descoberto o primeiro poço de petróleo, em Lobato – Bahia.

O liberalismo da Velha República dá lugar ao nacionalismo econômico, ao protecionismo, aos elevados investimentos públicos em infraestrutura e insumos básicos e à criação de monopólios públicos.

O mundo está em crise política e econômica. Só nos EEUU há 13 milhões de desempregados.

Plínio Salgado rompe com o partido.

A oligarquia paulista sofre uma derrota.

João Punaro Bley é nomeado interventor no Espírito Santo (1930-1943).

Setembro, a capital da Paraíba até então denominada cidade da Paraíba é então denominada João Pessoa.

Outubro, 03. Júlio Prestes vence as eleições. Porém, a oposição, não aceita a derrota de Getúlio Vargas e procede-se a Revolução de 1930.

Outubro, 16. Com a notícia da aproximação da Coluna Amaral (grupo de revolucionários mineiros), vinda de Minas Gerais, no dia 16 de Outubro (estando praticamente vitoriosa a Revolução), o então presidente do Estado Aristeu Borges de Aguiar embarca com sua família em um navio com destino ao Rio de Janeiro, dizendo que iria consultar Washington Luís sobre os acontecimentos. Na realidade, Aristeu deixou o Estado assim que percebeu que os liberais ganharam a revolta, e que ele era oposição no Espírito Santo a partir de então. Segundo o então presidente da Assembleia capixaba, que ficou alguns dias no comando do Estado, a notícia da chegada dos revolucionários causou pânico na população de Vitória e alguns políticos precisaram deixar o Estado. Ele partiu de Vitória entrando num navio italiano rumo ao Rio de Janeiro. O gesto foi interpretado como uma fuga.

Outubro, 18. As forças revolucionárias tomaram Vitória. E uma junta governativa passou a governar o Estado.

Outubro, 19. No dia 19 de outubro formou-se no Espírito Santo a junta governativa revolucionária, constituída pelo desembargador João Manuel de Carvalho, o advogado Afonso Correia Lírio e o capitão João Punaro Bley, oficial da mais alta patente no estado, já que o coronel Abott viajara para o Rio de Janeiro.

Outubro, 24. Washington Luís é deposto, 21 dias antes do término de seu mandato, por um golpe militar e é organizado uma Junta Militar Pacificadora, que governaria o Brasil até o dia 03/11.

Getúlio Vargas toma posse como presidente da República, pondo fim à República Velha. Almeja a autossuficiência do Brasil em Petróleo

Novembro, 02. São Pedro do Itabapoana deixa de ser sede do município. O jornal Painel um informativo cultural datado de julho de 1988 Ano II de nº 7 assim publicava: Uma caravana de 13 caminhões com soldados, políticos e revolucionários procedente de Mimoso do Sul chega a São Pedro em 02 de Novembro de 1930. É criado um clima de tensão, tal como numa revolução que chegasse ao local. A guerra branca é brutal, sem sangue, porém irreversível e inegociável diante do poder.

Novembro, 03. Getúlio Vargas derruba Washington Luís e assume o poder. Suspende a Constituição de 1891. E adota um propósito nacionalista, buscando uma independência econômica através da industrialização, com cobertura ideológica do tipo fascista.

Novembro, 11. Decreto nº 19.398 que, no artigo 2.°, declara: — É confirmada, para todos os efeitos, a dissolução do Congresso Nacional, dos Estados, das Câmaras ou Assembléias Municipais.

Novembro, 12. Aconteceu dentro do Quartel da Força Pública em São Pedro do Itabapoana, que também era a Cadeia e servia de Delegacia. A única "baixa" da revolução de 1930 em Mimoso e São Pedro. Na manhã do dia 12 de novembro de 1930 um desses soldados, chamado Orozimbo Tavares de Mendonça, de 22 anos de idade, solteiro, pardo, pedreiro, residente em Mimoso e então domiciliado em São Pedro, filho de João de Mendonça, foi vitimado por um projétil de arma de fogo e acabou falecendo da hemorragia decorrente por volta de meio dia. Possivelmente foi vítima de um tiro disparado acidentalmente por um dos seus companheiros de caserna, ou por ele mesmo.

Novembro, 13. Nasce o Zezé Carrera em Campos dos Goytacazes - RJ. Nasceu em casa mesmo no Palacete da Rua São Bento.

Novembro, 13. A Revista Vida Capichaba pela primeira vez estampa o nome de João Punaro Bley.

Continue lendo após a publicidade


Novembro, 14. Por ser o Brasil um país de analfabeto Getúlio Vargas (ainda chefe do governo provisório) cria o Ministério da Educação e da Saúde Pública. Tendo como ministro Francisco Campos. E neste mesmo dia Punaro Bley é nomeado interventor do Espírito Santo.

Novembro, 14. Por mero acaso, cheguei ao Rio (João Punaro Bley em sua memória) justamente no dia do meu aniversário, 14 de novembro, e de logo fui conduzido diretamente ao gabinete de Oswaldo Aranha, ministro da justiça, por um representante de Baptista Juzardo, chefe de Polícia. Ao apresentar-me a Oswaldo Aranha, pessoa que não conhecia e, muito menos Getúlio, ele foi logo dizendo: “o decreto de sua nomeação para interventor do Espírito Santo já está assinado. Aguarde alguns instantes que daqui iremos ao catete, para apresentar você ao Getúlio”. Durante o trajeto expus-lhe minhas preocupações em face das divergências que assisti, novamente uma possível atitude de reação de Geraldo Vianna, indignado com sua preterição. Tranquilizou-se dizendo que eu iria para o Espírito Santo com todo apoio do governo revolucionário. Levado à presença de Getúlio, depois das apresentações, disse-me Getúlio: “a situação política do Espírito Santo ainda está confusa com os assuntos políticos que me apoiaram em luta. Reavi um telegrama da associação comercial de Vitória lembrando o seu nome e sua posição como membro da Junta Governativa. Estimado Juarez Távora que apoiou seu nome, julguei de melhor nomeá-lo interventor. Pessoa estranha ao estado, o senhor terá melhores condições de apaziguá-lo”. Ponderei: “estou pronto para cumprir suas determinações, mas desejo alertá-los que sou um simples capitão doexército, sem prática de administração pública. Além disso, sou aluno do 2º ano da Escola de Estado Maior e não desejaria interromper meu curso, cujas aulas começarão em março de 1931”. Finalizando a conversa, Getúlio aduziu: até março temos quatro meses. Vá assumir seu posto e pouco antes das aulas se abrirem volte aqui para conversarmos.

Novembro, 20. A revista Vida Capichaba publica na edição de nº 251 a fotografia de João Punaro Bley já como Interventor capixaba em seu ano VIII.

Novembro, 21. Punaro Bley chega em Vitória.

Novembro, 22. Punaro Bley toma posse como Interventor do Espírito Santo.

Novembro, 26. O novo município de Mimoso passa-se a chamar João Pessoa, em homenagem ao Governador da Paraíba. E engloba o ex-município de São Pedro do Itabapoana. No dia 26 de novembro de 1930 saiu a homologação que emancipava politicamente o Município de João Pessoa, ao qual foi integrada ao então Distrito de São Pedro de Itabapoana. Este foi o marco temporal para o declínio do ex-município assegura Pedro Antônio de Souza. Conforme Decreto nº 113 expedido nesta data pelo Interventor João Punaro Bley e Affonso Correa Lyrio.

Novembro, 26. Em Muqui é empossado Alcides Vianna. Adminsitração 26/11/1930 a 07/04/1931.

Novembro, 28. Nomeado juiz de direito para o exercício da profissão em João Pessoa (Mimoso) Dr. Lourival de Almeida.

Novembro, 28. Nomeado para exercer o cargo de Prefeito em João Pessoa (Mimoso) o Sr. Pedro José Vieira.

O Brasil alcança 450.000 operários.

O capital americano investido no país é de 557 milhões de US$.

Gramsci, líder do partido comunista, é preso na cidade de Túri na Itália.

Plutão é descoberto por Clyde William Tombaugh (1906-1997).

Roberto Bellarmino é canonizado.

Invenção das Ondas Curtas.

O avanço do Estado sobre a regulação da vida econômica e social prosseguiu até o ano de 1970 em todo mundo.

A população de Campos dos Goytacazes é de 260.000 habitantes.

Inicia-se a extração de petróleo offshore, na Venezuela.

Até o final dos anos 30, a maioria da população brasileira usava o querosene, o pó de serra e a lenha para cozinhar seus alimentos. O gás engarrafado ainda não era conhecido no Brasil.

Nos anos 30 do século XX, os pioneiros da Escola Nova apresentavam, como vimos anteriormente, uma proposta de escola secundária que possuísse um primeiro ciclo de formação, com duração de três anos, e, em seguida, mais quatro anos de estudos bifurcados entre trabalho: Manual e intelectual.

Wittgeistein inicia o seu livro intitulado: Investigações. Um diálogo longo e de difícil entendimento. Vai evidenciar uma divergência com o platonismo. Ele vai ver a imagem da linguagem como uma prática de uso cotidiano e não como uma teoria ou imagem do mundo. Ele apresenta a imagem da linguagem como uma alternativa à imagem agostiniana que é de raiz platônica. Com isso ele consegue abandonar a concepção da linguagem como uma imagem do mundo e elevando a Lógica como sublime. O objetivo deste livro é destruir a imagem proposta por Santo Agostinho da linguagem. Neste livro ele cita o livro Teeteto. A grande novidade deste texto é que ele recusa a concepção de linguagem como um cálculo com regras fixas. Observe que Investigações Filosóficas rompe com os pressupostos centrais do Tratactus quebrando toda uma tradição filosófica ocidental. Neste livro Wittgeinstein diz que as regras não determinam a significação.

Pelos acordos da política “café-com-leite”, paulistas e mineiros se revezaram na presidência, onde a máquina eleitoreira assegurava as eleições. Ocorre que nas eleições de 1930, Washington Luís (carioca), então presidente eleito por indicação dos paulistas, indica outro paulista, Júlio Prestes, sendo que deveria ter indicado um mineiro. Isso faz com que as oligarquias mineiras rompam com a política “café-com-leite”, e passem a apoiar a candidatura do gaúcho Getúlio Vargas à presidência, ao lado do paraibano, João Pessoa na condição de vice-presidente.

Continue lendo após a publicidade


O Brasil dos analfabetos
Inicia-se a introdução dos ideais da Escola Nova no Brasil. Junto com o processo acelerado de urbanizaçao do Brasil. Também ocorria a expansão da cultura cafeeira. Depois da crise (1929) vem a bonança. Também ocorria o Êxodo Rural.

Nossa Senhora Aparecida é tornada Rainha do Brasil pelo papa Pio XI.

Dezembro, 14. Nasce o Nésio Farias.

Dezembro, 28. O primeiro número de A Voz do Sul, órgão oficial da Prefeitura de João Pessoa, foi publicado no dia 28 de dezembro de 1930. Seu primeiro Gerente foi Júlio Rainha, e seu primeiro Redator-Chefe foi o Dr. Nicodemus Cysne.

Dos principais atores sociais no contexto da modernidade brasileira nos anos 30. A sua relevância está no fato de ter sido o primeiro partido de massas do Brasil, com cerca de 500.000 adeptos, e de seu discurso e sua proposta de organização do Estado e da sociedade terem atingido simpatizantes em vários grupos sociais.

O dinheiro da época era o mil réis
O Brasil muda sua política e passa de agro-exportador para o de produção industrial.

John Dewel se aposenta do cargo de professor de Filosofia.

É interessante observarem os fatos a partir desta data porque eles desencadearão a Segunda Guerra Mundial.

Nasce o Nilo Guedes pai do Renilo.

O ministro da Educação desta época era o Sr. Francisco Campos e o foi pelo período de 1930-1932.

Em 1930, às vésperas das eleições, as forças políticas do Espírito Santo dividiram-se em dois blocos opostos. A maior parcela apoiava o situacionismo na esfera local e federal, apoiando Washington Luiz e seu candidato Júlio Prestes. Eles eram ligados à administração vigente de Aristeu Aguiar, partidários de Bernardino Monteiro, e alguns seguidores de Jerônimo Monteiro. Do outro lado, a menor parcela, encontravam-se os apoiadores da Aliança Liberal, sendo políticos como o deputado federal Geraldo Viana, Afonso Correa Lírio, Geraldo Viana e outros. Eram políticos que estavam à margem da política capixaba no momento, e viam no movimento de 30 uma possibilidade de chegar ao comando do estado.



Veja Também




Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1