Cotidiano e História

 
 
 
   


 

Há 50 anos...



 

Redação da Rede M1 - (28) 99992-0545

Blog do Dodô - por Luís Salvador Poldi Guimarães

 




Norway



Corria o ano de 1970. Muitos de vocês leitores vão se lembrar destes fatos. Hoje resolvi descrever o que acontecia no Brasil no ano de 1970. O êxodo rural cresce assustadoramente. As pessoas saíam da roça para morar na cidade. A empresa norte-americana General Electric desenvolve um processo para fabricar diamantes sintéticos.

Continue lendo após a publicidade


Fevereiro, 08. A Portela foi a campeã do carnaval do Rio de Janeiro. Com o enredo: Lendas e Mistérios da Amazônia com 88 pontos. Nas suas cores: azul e branco. Portela representava os Bairros Madureira e Oswaldo Cruz. Último desfile de Leila Diniz. Foi a 10ª e a última escola a desfilar. O desfile acontecia na Avenida Presidente Vargas. Não existia o sambódromo. Paulinho da Viola tinha acabado de compor: Foi um rio que passou em vida e meu coração se deixou levar. Já era dia quando apontou a águia da Portela. Clóvis Bornay foi o quem confecionou e dirigiu o samba enredo.

O Brasil não tinha conhecimento, até então, das grandes reservas de petróleo do país. 80% do consumo brasileiro de petróleo dependiam de fontes externas de suprimentos. Aparecem novos rumos para a indústria petrolífera brasileira. O consumo per capita de energia elétrica é de 217 KWh no Brasil. Na região Sudeste é de 618 KWh.

Com a crise do capitalismo e o esgotamento do fordismo é retomado o neoliberalismo que nada mais é do que a volta do liberalismo clássico, condições que leva a expansão da doutrina neoliberal a qual expande e assume importância política cada vez maior. Eu narei este episódio no meu programa Cultural da Rádio Mimoso FM.

Abril. Tim Staffell, vocalista e baixista da Banda Smile sai da banda e entra Freddy Mercury (nome artístico) em seu lugar batizando a banda com o nome de Queen. A economia atinge o pleno emprego. Inicia-se a aceleração da inflação.

As grandes empreiteiras brasileiras entram no mercado global. A Norberto Odebrecht foi a primeira a trilhar esse caminho. Inicia-se um processo de transição democrática no Brasil. O Brasil alcança 4,7 milhões de pessoas com mais de 60 anos (5,05% da população total), segundo o próprio IBGE.

A participação de 50% da população mais pobre na renda nacional é de apenas 14,9%. A participação dos 20% mais ricos na renda nacional é de 61,9%. Junho, 21. O Brasil é tricampeão no México no Estádio Azteca. O Brasil já vencia por 3 x 1 quando Pelé percebeu o Carlos Alberto entrando pela direita e lançou-o. Carlos Alberto soltou aquele petargo e fez um goulaço. Resultado final, uma goleada de 4 x 1 por parte do Brasil. Foi a primeira vez que soltei um foguete apoiado pela mão do papai. A televisão ficava na sala sobre a cristaleira. O técnico da seleção brasileira era o Zagalo. Nosso goleiro era o Gato Félix.

Segundo Heynes (2006) os movimentos fundamentalistas nos EEUU eram apolíticos até 1970. Julho, 17. Meu aniversário de 9 anos. Até esta data o ensino brasileiro era voltado para os interesses de uma elite. Um segmento bem pequeno da população brasileira tinha acesso as escolas.

Paulinho da viola lança o samba: Foi um Rio que Passou em Minha Vida pela gravadora Odeon. Agosto, 07. Falece o Sr. Zamith França o pai do Dr. Cely. Começa a surgir no Brasil um movimento que critica a Escola Tradicional que ficou conhecido como o Movimento dos Teóricos-Críticos Reprodutivistas. Este movimento foi acusado de produzir contradições sociais que falava de um indivíduo abstrato cuja sociedade não permitiu a sua existência que ampliavam as desigualdades sociais. Onde a culpa recaía nos alunos, nas suas famílias e nos professores.

Ocorrem várias mudanças na sociedade no campo das políticas, econômicas e sociais impulsionadas pelo modo Taylorismo, Fordismo e Toyotismo, onde o mundo de informações e competitividade desencadeia uma espécie de massa de aceleração que englobam várias instâncias do desenvolvimento social, ocasionando diversos modos de experimentos, se assim podemos chamar, as possíveis buscas de melhores adaptações que o mercado do trabalho em seu novo curso de desenvolvimento almejava.

O Corona (vírus), o Corola nada disso existiam...



Veja Também




Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1