Cotidiano e História

 
 
 
   


 

Professores e Policiais lotam os Consultórios de Psiquiatria



 

Redação da Rede M1 - (28) 99992-0545

Blog do Dodô - por Luís Salvador Poldi Guimarães

 





Norway

Diversos estudos sugerem que a prática de exercícios tem efeito positivo sobre o humor, se associa à redução da ansiedade e da depressão – Foto: Reprodução



Conversando com um Psiquiatra eu perguntei para ele qual a profissão tem predominado em seu consultório psiquiátrico. Ele me respondeu: professores e policiais são os profissionais que mais procuram orientação psiquiatra. Como se sabe a população brasileira vem envelhecendo muito. Até porque o número de filhos por casais vêm diminuindo muito. E com o avançar tecnológico da medicina elevou-se muito a vida média da população brasileira. Para se ter ideia aqui em Mimoso do Sul no ano entre 1922 até 1939 a média de vida de um mimosense era de 35 anos de idade e em cada 10 nascimentos só sobreviviam quatro crianças.

Continue lendo após a publicidade


Este envelhecimento populacional acabou por trazer inúmeros prejuízos no tocante à funcionalidade de tarefas rotineiras como é o caso dos policiais e dos professores. Que lidam com condições mais estressantes. A presença de tentativas de suicídio vem sendo associada à comorbidade com transtornos de ansiedade, tanto em estudos retrospectivos como nos prospectivos em pacientes com transtorno depressivo maior e naqueles com transtorno bipolar, embora os estudos apresentem resultados conflitantes.

Sintomas ansiosos desses dois tipos de profissionais são avaliados por meio dos subitens: agitação, ansiedade psíquica, ansiedade somática e hipocondria presentes na Escala de Depressão de Hamilton. Sintomas obsessivo-compulsivos (SOC), como fenômeno intermediário entre o desenvolvimento normal e o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), em uma ampla amostra comunitária (não-clínica) composta por professores e policiais e seus familiares biológicos vem lotando os consultórios psiquiátricos.

Sabemos que a saúde mental pode ser influenciada positivamente pela prática de atividade física. Diversos estudos sugerem que a prática de exercícios tem efeito positivo sobre o humor, se associa à redução da ansiedade e da depressão, possibilitando melhor controle do estresse.

É público e notório que as duas profissões estressantes como a do professor e a do policial, somados ao risco de exposição a pessoas com baixo grau cultural, somadas ao baixo salários, as condições estressantes do local de trabalho (muito barulho), clientela mal-educada, problemas sociais que são transferidos para estes profissionais solucionar. E agora, mais agravados ainda pelo Covit-19. A falta de acompanhamento psicológico nas delegacias e nas escolas tem acentuado em demasia estes fatores. Ainda as condições econômicas deste nosso país, somados ainda as notícias de problemas na Segurança Pública e também o baixo nível escolar (O Brasil está colocado entre os últimos países em termos de qualidade educacionais). Tudo isso junto alteram a performance cognitiva destes profissionais e o resultado é o afastamento das condições de trabalho.

Não vou nem adentrar nas síndromes do pânico, nas quantidades de cirurgias bariátricas, nos usos dos remédios controlados (tarjas negras). E nem no Corona Vírus. Os cortes constantes nos investimentos governamentais na área social e da saúde. Que o judiado Jesus continue a rogar por nós!



Veja Também




Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1