Dados divulgados no mapa da Confederação Nacional de Municípios revelam que alto nível de consumo e presença do crack em comunidades de
Mimoso do Sul, no ES, desde 2017 quando foi lançado o Observatório Nacional do Crack. Em 2020 houve crescimento de cerca de 20% no consumo.
O levantamento mostra que 7 a cada 10 jovens já usaram ou fazem uso de drogas no município. Chama atenção ainda que cidades têm menos de 30 mil habitantes - foram consideradas com alto nível nesse ranking nada positivo.
Os bairros mais vulneráveis ao consumo são de regiões periféricas como: Morro da Palha, Funil, Pratinha, Serra e Mangueira.
Um dos reflexos do aumento no número de usuários é o alto índice de criminalidade. Maior parte dos crimes por furtos acontecem por viciados que vivem em situação de rua.
Apreensões
A Polícia Civil e Militar fazem apreensões de drogas e operações em combate ao tráfico no município. Para dar mais eficiência a esse combate, este ano a 15ª Cia passou a contar com o projeto K9 que usa cão farejador nas operações.
Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1 |