A coqueluche é uma doença transmitida por bactéria. A transmissão acontece pelo ar, através da tosse ou espirro da pessoa doente. Os sintomas iniciais são bem parecidos com os de um resfriado: febre, coriza, espirros e tosse. Mas a tosse pode aparecer em acessos repetidos por até 14 dias, dificultando a respiração.
|
|
Família da criança que morreu vítima de coqueluche (Foto: Renata Mofati) |
|
No dia 24 de fevereiro nós informamos que nos primeiros 44 dias deste ano, 21 casos de coqueluche foram notificados. Número bem maior do que o do ano passado, quando a cidade registrou apenas dois casos.
Esse número já aumentou, e infelizmente uma pessoa morreu. Na tarde de segunda-feira (5), o Hospital Infantil de Cachoeiro confirmou a primeira morte provocada pela coqueluche. A vítima foi um bebê de apenas 2 meses, uma menina, que morava na zona rural de Mimoso do Sul. O bebê faleceu na terça-feira passada (28).
Segundo informações, a mãe levou a criança várias vezes aos médicos de Mimoso, mas eles sempre diziam que não era nada grave, ou uma bronquite leve. A menina piorou e os pais a trouxeram para Cachoeiro, onde foi internada na UTI, mas não resistiu.
A familia afirma que houve negligência médica, "o médico disse que estava cansado que já tinha atendido muitos pacientes e não iria atender mais ninguém" disse dona Rosangela Fidélis mãe da menina que faleceu.
Só em Mimoso do Sul foram cinco casos notificados da doença, segundo a secretaria municipal de saude os pacientes são acompanhandos e submetidos a exames para confirmar a doença.
A reportagem tentou falar com os médicos que atenderam a criança, mas até o fechamento desta edição não conseguimos contato.